ECONORTE

Litoral norte de São Paulo recebe terceira edição da Regata Decathlon Ubatuba-Ilhabela




Travessia entre as duas cidades acontece no dia 9 de junho com expectativa recorde de velejadores participantes



(Foto: Aline Bassi)


Maio de 2023 - A cidade de Ilhabela, no litoral norte paulista, é conhecida como a Capital Nacional da Vela, perto dali, também no litoral norte do estado, Ubatuba tem a maior concentração de veleiros de lazer da região. Além das belezas naturais e de suas praias encantadoras, esses dois polos de desenvolvimento náutico receberão no dia 9 de junho, a terceira edição da Regata Decathon Ubatuba-Ilhabela, que reunirá cerca de 80 embarcações, o maior número desde a criação da competição.


A primeira edição do evento, realizado em 2021, reuniu 62 embarcações e no ano passado, 73 equipes participaram da travessia. “Para este ano, a terceira edição será ainda mais especial, com a expectativa de bater o recorde dos anos anteriores, com cerca de 80 embarcações de velejadores, principalmente do litoral paulista e da costa fluminense”, estima Eduardo Grigaitis, da organização da regata.


Pelo segundo ano, a Decathlon, maior loja de artigos esportivos do mundo, é naming rights do evento. A marca francesa, que oferece 8 mil produtos para mais de 65 modalidades esportivas diferentes, participa do evento trazendo a Tribord, marca dedicada aos esportes de vela, que possui linha de roupas, acessórios e equipamentos desenvolvidos para a prática.


“Além de apoiar a realização da competição, também queremos mostrar as novidades e inovações deste ano do portfólio de produtos Tribord. Muito da oferta de roupas, equipamentos e acessórios da marca que serão apresentados, é resultado de uma pesquisa realizada no ano passado com mil velejadores. Com as informações coletadas, pudemos entender melhor a preferência do público de velejadores brasileiros e a partir daí, oferecer produtos ainda mais direcionados a eles”, afirma Gabriella Silva, líder de oferta de Vela da Decathlon.


Se Ilhabela já é um tradicional polo de desenvolvimento da vela, a cidade de Ubatuba vem assistindo ao crescimento da atividade nos últimos anos. Para Alex Calabria, diretor de vela do Ubatuba Iate Clube, a presença de uma comunidade tradicional de vela na cidade pode ser um fator que explica esse crescimento. “Muitas pessoas têm residência em veleiros aqui no Saco da Ribeira e adotam um estilo de vida próximo ao mar, uma tendência que vimos crescer no período recente de pandemia. O Ubatuba Iate Clube, promovendo regatas na região, acaba sendo um catalisador dos aficionados por este estilo de vida e o resultado é que a cada ano vemos mais e mais participantes em nossas regatas”.


O fomento à atividade esportiva e também ao turismo em Ilhabela são fatores de integração que se somam ao evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Ilhabela na logística da chegada, receptivo e premiação no município. “Ubatuba é um dos grandes polos da vela oceânica brasileira. A regata conecta as cidades e tem tudo para ser grande sucesso”, resume Bruno Prada, secretário de esportes de Ilhabela.


Logística complexa exige parceria em prol da vela

Não é simples realizar uma regata de travessia oceânica envolvendo duas sedes e o sucesso do evento passa pelo comprometimento dos envolvidos, tanto em Ubatuba, quanto em Ilhabela.


Para isso, a regata conta com o apoio do Ubatuba Iate Clube em seu ponto inicial, que cede seu espaço para a realização de um coquetel de boas-vindas, na noite anterior, e suas instalações náuticas para a preparação dos competidores, além do apoio logístico embarcado para a largada.


Antes da largada é exigido check in para que todos informem sua partida e quantidade de tripulantes a bordo e durante a travessia há o monitoramento constante pelas estações rádio costeiras dos clubes envolvidos, além de uma lancha que realiza o percurso acompanhando os veleiros. A operação da travessia só é encerrada com a chegada do último veleiro.


O Pindá Iate Clube complementa o ciclo de apoio cedendo poitas para parte das equipes e logística de traslado na cidade. O clube, que existe há 50 anos, possui o DNA da vela e busca cada vez mais fomentar e desenvolver esta atividade entre os seus associados para, junto com seus parceiros, crescerem cada vez mais. “Estamos ansiosos com a proximidade da competição. A regata já é sucesso e virou tradição mesmo estando apenas na sua terceira edição”, comenta Dudi Nowill, comodoro do Pindá Iate Clube.


Serviço

Regata Decathlon Ubatuba-Ilhabela

Largada: 9 de junho às 11h nas proximidades da Ilha Anchieta, em Ubatuba

Chegada e premiação: 9 de junho a partir das 18h na “Vila”, centro de Ilhabela

Inscrições: até o dia 08 de junho neste site




Sobre a Decathlon

De esportista para esportista, a Decathlon foca em inovação para oferecer produtos de alta tecnicidade em suas marcas próprias: Tribord, de vela; Quechua, de montanhismo; Domyos, de fitness; Kalenji, de Corrida; B’twin, de ciclismo, Sandever, de beach tennis, entre muitas outras; além de parcerias com grandes marcas internacionais. São mais de 65 esportes contemplados e 8 mil artigos esportivos disponibilizados em mais de 50 lojas projetadas para oferecer a melhor e mais completa experiência de compra aos seus clientes, com atendimento personalizado por meio de seus colaboradores especialistas. Desde 2013 também no e-commerce, a empresa vem ampliando sua atuação nacional.


Para saber mais, acesse o site, ou os perfis da marca nas redes sociais: Instagram, Facebook, Youtube e Twitter. Pela página do LinkedIn, o esportista tem acesso a todas as informações sobre a Marca Empregadora Decathlon.

Comentários