ECONORTE

Prefeitura moderniza Portal da Transparência






Site se torna um dos mais modernos do país
A Prefeitura Municipal de Ubatuba já está com seu Portal da Transparência totalmente renovado. Com este novo recurso, a administração Municipal atende totalmente às exigências do Governo Federal e do Tribunal de Contas da União.
Anteriormente o portal era terceirizado e hoje é alimentada, mantida e desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação (T.I.), a Assessoria de T.I do Poder Executivo. O portal foi todo adequado seguindo as diretrizes da Lei Federal de Acesso à Informação de número 12.527 que baliza e torna mais acessível as ações a serem consultadas por toda a população, tornando o processo de verificação dos gastos públicos plenamente democrático.


Diariamente receitas e despesas da Prefeitura e Secretarias são colocadas no site e em breve todas as unidades que fazem parte da administração pública municipal como o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb) e Câmara Municipal farão parte do sistema.
Uma das inovações do portal é que todas as licitações e editais públicos são colocados à disposição de consulta on-line, inclusive podendo ser baixados e impressos. Qualquer empresa da iniciativa privada no Brasil que desejar entrar em concorrências públicas de Ubatuba pode acessar o site, tornando o processo de concorrências mais eficiente e democrático.


Segundo o Assessor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Pedro Seno, “o Portal da Transparência de Ubatuba está entre os mais modernos e eficientes do País. A verificação dos gastos públicos é feita de forma rápida e clara e nossa equipe alimenta o Portal continuamente. Os cidadãos têm acesso a informações orçamentárias, abertura e resultados de editais e licitações, entre outros serviços”, disse o secretário, acompanhado pelo prefeito Maurício Moromizato (PT).
“A prestação de contas públicas é um direito do cidadão e uma importante ferramenta de participação popular na gestão pública”, completou o prefeito.

Comentários