ECONORTE

Grupamento de bombeiros Marítimo forma profissionais para atuarem no verão










- Grupamento de bombeiros Marítimo forma profissionais para atuarem no verão;
- Prefeitura de Ubatuba promove “Manhã de Lazer” no Sertão da Quina









Ao todo, 40 contratados atuarão nas praias entre os meses de novembro e abril



O posto dos Guarda Vidas da Praia Grande, em Ubatuba, foi o palco da entrega de certificados dos 58 formandos que concluíram o curso de Guarda Vidas Temporário (GVTs) para atuar nas praias do município durante a temporada 2021/2022.

A parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e o Corpo de bombeiros viabiliza 40 contratações e é fundamental para garantir mais segurança aos banhistas durante o verão. Este ano, os contratados vão atuar entre os meses de novembro a abril.

O efetivo atual do Grupamento de Bombeito Marítimo (GBMar) de Ubatuba conta com 36 bombeiros no setor operacional (18 por dia), que atuam nas praias Itamambuca, Perequê-Açu, Tenório, Praia Grande, Toninhas e Maranduba. Já na temporada, a cobertura aumenta, acrescentando as praias Puruba, Félix, Prumirim, Vermelha do Norte, Vermelha do Centro, Sununga e Sapê.

Diante disso, a orientação do Corpo de Bombeiros é que os turistas possam ligar para Gbmar e consultem qual o melhor local para banho, bem como as praias que estão guarnecidas pelo Corpo de Bombeiros – telefone (12) 3832-0411.



A cerimônia

Para a entrega dos certificados, representando todos os formandos, foram convidados os três alunos que se destacaram com as maiores notas: Rodrigo Faria, em terceiro, com 9,3; Alexsandro dos Santos em segundo, com 9,4 e João Pedro Guimarães em terceiro, com 9,6.

O orador da turma, Gustavo Leão, enalteceu o esforço de todos que concluíram a formação. “Cada formando aqui, independente das habilidades e capacidades individuais, deram o seu melhor. A definição de ser um guarda-vidas nota dez não se dá àquele que nada mais rápido ou o que chega em primeiro na corrida, se dá pela determinação e pelo ser humano que veste e sente na própria pele a farda do guarda-vidas, fazendo o bem sem olhar a quem”, disse.

O comandante interino do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) de Guarujá, Major Valdizar Nascimento de Souza, agradeceu o apoio e parceria do poder público municipal, que é muito importante para o GBMar, e enalteceu o trabalho realizado pelo comandante do GBMar Ubatuba, tenente Danilo Pisaneschi.

“Para nós, esse é um momento muito importante, pois estamos preparando nossa Operação verão – Praia Segura. Ver essa força jovem de trabalho motivada, satisfeita e vibrando, intencionada em bem-servir a população que aqui vem procurar seu descanso e lazer muito nos deixa satisfeitos. O nosso ofício é justamente cuidar das pessoas”, salientou Souza.

Em seguida, a prefeita Flavia Pascoal falou um pouco sobre os preparativos para a temporada, os desafios do governo nos últimos meses e as expectativas da administração com a retomada econômica no município, classificando Ubatuba como o “ouro do Litoral Norte” e apostando em um turismo mais perene.

A prefeita ainda reforçou a importância do GVT, compartilhando uma experiência pessoal. “Vocês são extremamente importantes na nossa vida. Passamos por um momento em que minha filha estava na água e estava se afogando e um guarda-vidas foi buscá-la, trazendo-a para fora da água. Pais e parentes que veem a atuação de vocês em um momento tão difícil como este, sabem da importância que vocês têm e valorizam a categoria”, enfatizou Flávia.

“O trabalho que vocês fazem é muito importante para nós, moradores, empreendedores e comerciantes, pois quando as pessoas procuram Ubatuba elas esperam uma cidade segura, uma praia segura e, para isso, nós precisamos do trabalho de vocês”, finalizou.

Ainda estiveram presentes na solenidade o comandante do GBMar do Litoral Norte, Joao Batista Rapaci; o secretário de Segurança Pública de Ubatuba, Major Edilson Ramos de Oliveira; o diretor de Gestão de Defesa Civil , Ricardo Domingos Gil; o diretor de Políticas de Segurança Pública Alexandre Napoli.; o diretor-presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), Gady Gonzalez e o vereador Junior Jr.

--------




Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU



Texto disponível online em:




https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/formaturagvt2021/



Prefeitura de Ubatuba promove “Manhã de Lazer” no Sertão da Quina



Evento compõe a programação do aniversário da cidade



A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL), realiza neste domingo, 24, mais uma “Manhã de Lazer”. Desta vez, o evento acontece na Escola Nativa Fernandes de Faria, localizada na rua José Pedro, 80, no bairro Sertão da Quina. O evento terá início às 9 horas e o encerramento está previsto para meio dia. A ação integra a programação comemorativa ao aniversário de 384 anos da cidade.

O evento atende todas as faixas etárias e a população poderá participar de diversas atividades durante toda a manhã de domingo, como futsal recreativo, basquete recreativo, tênis de mesa, jogos de mesa (damas, xadrez e dominó), escultura de bexigas, pintura e desenho, pintura facial, cama elástica, jogos e brincadeiras populares, jogos cooperativos, aulas de zumba, alongamento e muito mais.



Parque Iperoig

Já no dia 28, data do aniversário, a iniciativa “Parque Iperoig” acontece na orla da avenida da praia que leva o mesmo nome, com uma programação mais abrangente, que vai das 10h às 16h. A via se converterá em um parque a céu aberto com ações culturais de lazer, como atividades esportivas, artísticas, recreativas, dentre outras promovidas pelas secretarias municipais.

É importante lembrar que todos os protocolos de biossegurança continuam sendo seguidos, como uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos.



Programação de aniversário

A “Manhã de Lazer” teve sua estreia no dia 03 de outubro, no bairro Ipiranguinha, da qual participaram cerca de 400 pessoas. Outro evento da programação de aniversário, aconteceu no último domingo, 17, na praia grande: a primeira edição do torneio Wave Star Open Surf- um campeonato voltado para militares, do qual participaram cerca de 40 atletas.

Comentários