ECONORTE

Guarda Mirim de Ubatuba visita Câmara para conhecer Projeto Cidadania





A Guarda Mirim de Ubatuba visitou a Câmara Municipal nessa quinta-feira (27) para conhecer o Projeto Cidadania, criado pelo Legislativo para explicar a utilidade dos três poderes. Os jovens ouviram palestras e visitaram os departamentos da Casa de Leis.

O presidente da Câmara, Silvinho Brandão (PSDB), recepcionou os pequenos militares e proferiu algumas palavras sobre a importância do voto e como se formar pessoas mais humanas para a sociedade.

Nas palavras de Silvinho, o Projeto Cidadania surgiu para reforçar o ideal de patriotismo. “Os símbolos oficiais da nossa pátria não eram mais divulgados. Comecei a me recordar: lembrei da época de educação moral e cívica, da minha professora de organização social política brasileira”, disse.

O procurador legislativo da Câmara Municipal, Gustavo Café, fez uma breve palestra para explicar aos presentes a relevância em ser um cidadão com consciência dos seus diretos e deveres perante a sociedade. Com a Constituição em mãos, Gustavo falou que a carta magna expõe as regras do jogo e da vida.

“A Constituição mostra tudo que devemos fazer. Ou seja, temos direito à saúde, educação e segurança. Mas também temos deveres, e são vários. E por que as coisas são assim? Porque a constituição diz que é assim”, explicou.

O guarda mirim William Nunes, de 13 anos, que sonha em ser arquiteto, assistiu as palestras atentamente e disse que aprendeu a ser mais cidadão. “Aprendi a ter mais conhecimento sobre a cidade. Me senti mais participativo na sociedade”, acrescentou.

Emilli Brito, 13 anos, que quer seguir carreira militar, falou que foi fundamental para sua vida aprender a significância dos três poderes constituídos. “Pretendo seguir carreira militar e, para isso, é necessário me aprofundar mais nesses temas que foram abordados hoje”, concluiu.

Guarda Mirim

A Guarda Mirim existe desde 1966 e tornou-se de utilidade pública em 1979. A organização foi criada por um grupo de pessoas públicas, autoridades judiciárias e policiais civis. São inclusas no plano: crianças e adolescentes de ambos os sexos, aprendendo e aprimorando as questões de comportamento familiar e social.

Além de ser utilidade pública municipal, a entidade também tem o reconhecimento de utilidade pública Federal, publicada no Diário Oficial da União, em 10 de janeiro de 2006.

Uma das principais exigências para quem quer se alistar e, consequentemente, fazer parte da corporação é ser um bom estudante. Depois que os jovens fazem estágios, são encaminhados para setores públicos e privados para prestarem serviços como menores aprendizes.

Projeto Cidadania

O Projeto Cidadania, elaborado pela Câmara Municipal de Ubatuba, tem o objetivo de explicar à população em geral a utilidade dois três poderes constituídos, ou seja, o Executivo, Legislativo e Judiciário.

Trata-se de duas cartilhas, uma destinada ao público adulto e outra às crianças. O interessante no material mirim é o formato em gibi (estilo Turma da Mônica), incluindo figuras como Tião, Mira, o vereador e o prefeito. A ferramenta de aprendizagem ainda é inclusiva, tem personagens negros, brancos e cadeirantes.

O material didático é simples e direto. Explica como funcionam os três poderes no município de Ubatuba, nos estados e no âmbito nacional. Atrás das cartilhas existem quatro hinos: o de Ubatuba, o nacional, o da independência e da bandeira nacional.

Além disso, estudantes de escolas municipais e estaduais estão tendo a oportunidade de visitar a sede do Legislativo. Através da ação, os alunos podem conhecer o prédio e, assim, obter conhecimentos prévios sobre a política da cidade e suas funções.

Fonte: Setor de Comunicação da Câmara Municipal de Ubatuba

Fotos: Julio França

Comentários