ECONORTE

Conferência debate prioridades para a política municipal voltada a crianças e adolescentes





Cerca de 200 pessoas – crianças, adolescentes e adultos – participaram na quarta-feira, 12, da VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ubatuba, sob o tema “Proteção integral, diversidades e enfrentamento da violência”.

A mesa de abertura contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Jurandir de Oliveira Veloso “Pelé”, e do presidente da Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba (Fundac), Fausto Cardoso, bem como do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rodrigo Lemos. Eles saudaram todos os participantes e enfatizaram a importância da conferência como espaço de diálogo e construção comum entre poder público e sociedade civil.

A explicação sobre o que são os direitos das crianças e adolescentes e as violações que ocorrem no município e no país foram o foco do painel inicial, conduzido por Alessandra Freitas e Viviane Souza. As palestrantes trouxeram diversos dados da realidade de crianças e adolescentes abaixo de 15 anos que, em Ubatuba, correspondem a cerca de 20% da população. Déficit habitacional, falta de oportunidades de formação profissionalização e de acesso a serviços básicos de saúde e assistência social e violência de diversos tipos são alguns dos elementos que marcam o cotidiano de crianças e jovens do município. Outro dado que chama a atenção é o fato de Ubatuba ocupar a 12a posição no ranking de homicídios entre os 645 municípios do estado.

Após o painel inicial, os participantes se dividiram em grupos de trabalho (Gts), que fizeram a avaliação do estágio de cumprimento ou não de cada proposta prevista no último plano municipal e discutiram outras. Todas elas foram apresentadas pelos GT à plenária, no período da tarde, quando foram discutidas e votadas uma a uma.

A Conferência terminou com a eleição de delegados para a etapa regional Vale do Paraíba e Litoral Norte, a ser realizada em 22 e 23 de abril de 2019, preparatória à estadual (a ser realizada entre 22 e 27 de julho de 2019), rumo à XI da Conferência Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (prevista para acontecer até outubro de 2019).

O CMDCA disponibilizará em breve o relatório completo com todas as decisões e propostas da conferência.

Confira galeria de fotos do encontro.
























Compartilhar esse artigo:
0






Artigos Relacionados


Prefeitura de Ubatuba realiza triagem em cadastro de ambulantes


Programa Ubatuba Qualifica capacita 150 pessoas nos próximos dois meses


Secretaria de Serviços de Infraestrutura Pública realiza ações de zeladoria pela cidade


Secretaria de Esportes e Lazer apresenta uniformes para equipes que vão disputar Jogos Regionais 2017

Serviços

Balcão de Empregos
Bilhete Único
Certidão, IPTU e ITBI
Consulta de Processos
Contratos e Licitações
Fretamento Turístico
Nota Fiscal Eletrônica
Telefones Utéis
Vigilância em Saúde

Calendários

Calendários

Conselhos

Conselho Municipal de Assistência Social
Conselho Municipal de Comunidades Quilombolas
Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente
Conselho Municipal de Defesa do Direito do Idoso
Conselho Municipal do Direito das Pessoas com Deficiência
Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro
Conselho Municipal de Economia Solidária
Conselho Municipal do Meio Ambiente
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Conselho Municipal de Turismo
Conselho Municipal de Política Cultural

Úteis






Comentários