ECONORTE

Noticias






Médicos de Ubatuba participam de capacitação sobre tuberculose



Iniciativa faz parte de esforço de erradicação da doença




Cerca de 20 médicos das equipes de Estratégia de Saúde da Família e da Santa Casa de Ubatuba participaram na manhã desta quarta-feira, 11, de capacitação sobre tuberculose organizada pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo, realizada no Teatro Municipal.

A iniciativa responde a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que é o de erradicar diferentes epidemias, entre elas, a da tuberculose. A meta global é a de reduzir o número de mortes pela doença em até 35% e de incidência da doença em até 20% até 2020.

Para atingir a meta são feitas diversas capacitações em torno à prevenção e ao cuidado integrado centrados na pessoa com tuberculose e de intensificação de pesquisa e inovação. A próxima atividade de capacitação do CVE será realizada no dia 18 de abril.




Fonte: Secretaria de Comunicação Social / PMU




Texto disponível online em:

https://www.ubatuba.sp.gov.br/sms/medicos-de-ubatuba-participam-de-capacitacao-sobre-tuberculose/

--------------------

Secretaria de Educação de Ubatuba realiza capacitação sobre recuperação de aprendizagens



Objetivo é qualificar professores que atuam com alunos do Horário de Recuperação Paralela




Coordenadores, supervisores e professores da rede municipal de Ubatuba participaram na manhã desta quarta-feira, 11, da abertura oficial da “Semana reflexiva sobre a recuperação das aprendizagens”, realizada no Teatro Municipal de Ubatuba.

O objetivo da semana é capacitar professores que atuam junto aos alunos do Horário de Recuperação Paralela (HRP), que são aqueles que apresentam dificuldades na aprendizagem e necessitam de um trabalho direcionado e paralelo às aulas regulares.

O primeiro passo nesse processo foi a realização de um diagnóstico dos 4.280 alunos do 2º ao 5º ano na rede municipal de ensino, um instrumento padronizado e que é uma ferramenta adicional àquelas já adotadas em cada escola, explicou Maria de Fátima Souza Barros, secretária de Educação.

A dinâmica de abertura contou com performances teatrais que abordaram os desafios do professor na alfabetização de alunos com dificuldades, além de apresentação de grupo de dança. A programação continuou às 14 horas, com a palestra “Como se dá a aprendizagem – considerações teóricas”, com a psicopedagoga Flavia Varallo.

A semana continua até sexta-feira, no auditório da secretaria de Educação. Confira o tema das demais palestras:




*Quinta-feira, 12 de abril*

08h30 – Transtornos sensoriais e funções cognitivas, com a psicopedagoga Flavia Varallo

14h00 – Neuroaprendizagem, com a psicopedagoga Malu Teixeira




*Sexta-feira, 13 de abril*

08h30 – Função auditiva na perspectiva da aquisição da consciência fonológica, com a fonoaudióloga Graziela Alves

14h00 – Aspectos legais da recuperação continuada / Organização didática e metodológica, com as psicopedagogas Cacilda Costa e Malu Teixeira




Fonte: Secretaria de Comunicação Social / PMU




Texto disponível online em:

https://www.ubatuba.sp.gov.br/sme/secretaria-de-educacao-realiza-capacitacao-sobre-recuperacao-de-aprendizagens/

---------------------

Prefeitura de Ubatuba tem mudanças no quadro de secretários




O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), promoveu mudanças de comando em secretarias. As alterações ocorreram nas pastas de Esportes, Administração e Tecnologia da Informação. Marcelo Pereira Surcin – Marcelinho Carioca, deixou a pasta da secretaria de Esportes e Lazer na quinta-feira, 5, devido ao convite partidário para concorrer à vaga de deputado estadual. Richard Ricardo dos Santos é o novo secretário de Esportes e José Alberto Jacob, o secretário adjunto da pasta. Na secretaria de Administração, Wanderley Sebastião Leite de Araújo passa a ser o titular da pasta. Silvio Bonfiglioli, que estava à frente da Administração, agora é o secretário de Tecnologia da Informação. O secretário anterior de TI, Roberto Annunciato, deixou o governo.

Na segunda-feira, 2, o presidente da Comtur (Companhia Municipal de Turismo), Jailton Santos, renunciou ao cargo. A Comtur terá assembleia para a escolha do novo presidente no dia 9 de maio. “Agradeço a colaboração de cada um, o legado deixado para cada secretaria. Temos uma equipe coesa e as mudanças são importantes para o desenvolvimento da cidade”, declarou Sato. O prefeito também adiantou que outras mudanças poderão ocorrer diante de metas e propostas para os próximos meses.




Fonte: Secretaria de Comunicação Social / PMU

Comentários