ECONORTE

Focado em educação ambiental, o Aquário de Ubatuba promove ação de higienização em toda a extensão das praias da cidade, a fim de fomentar a conscientização da população local e turistas sobre a problemática do lixo.











Focado em educação ambiental, o Aquário de Ubatuba promove ação de higienização em toda a extensão das praias da cidade, a fim de fomentar a conscientização da população local e turistas sobre a problemática do lixo.



O Aquário de Ubatuba foi o primeiro aquário privado do País aberto à visitação pública e tem como foco principal a Educação Ambiental desde sua fundação.

Pioneiro a introduzir o conceito de edutainment (do inglês a fusão das palavras education = educação + entertainment = entretenimento), através do tanque de toque, envolvendo os visitantes e despertando a sensibilização para conservação do ecossistema marinho.



Observando a problemática do lixo no mar, o Aquário de Ubatuba também promove eventos como Limpezas de Praias desde 1996 em vários períodos do ano, em especial, participa do evento mundial conhecido comoclean up day.

Esse ano, a ação em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias será dia 20 de setembro de 2017.

Os interessados em participar da ação deverão comparecer do dia do evento às 8h30 na Praça da Baleia. Lá, serão recepcionados pela equipe de Educação Ambiental do Aquário de Ubatuba, Instituto Argonauta e Projeto Tamar.

Serão distribuímos sacos de coleta e luvas para todos os voluntários.



“Para quem participar dessa mobilização, serão distribuídas cortesias para visitar o Aquário, para um dia de lazer e conhecimento, se aprofundando na vida marinha, nos problemas e consequências decorrentes do lixo no mar”, diz Hugo Gallo Neto, oceanógrafo, diretor do Aquário de Ubatuba e presidente do Instituto Argonauta – que estará presente na ação.



1. Sobre o Aquário de Ubatuba

Fundado há 21 anos com objetivo de promover a conscientização ambiental e colaborar para conservação do ambiente marinho, o Aquário de Ubatuba já recebeu centenas de milhares de pessoas.

Sua infraestrutura foi projetada para abrigar diversas espécies de animais, distribuídas em 21 recintos, representando os diversos ecossistemas do Brasil e do Mundo. Oferece também, programações variadas voltadas à Educação Ambiental, coordenadas por uma equipe de profissionais capacitados.

Tem como destaque a alimentação interativa dos Pinguins de Magalhães (Spheniscus magellanicus), que permite o visitante conhecer mais sobre a espécie como também seu comportamento. Ressaltamos nessa atividade a importância do cuidado com lixo e como os animais vem sofrendo com esse impacto.

Preocupado em contribuir com a formação de novos profissionais, o Aquário instituiu convênios com mais de 125 instituições de ensino para realização de estágios e pesquisas.

É reconhecido como um dos melhores aquários da América do Sul e do Brasil pelo Trip Advisor, e considerado uma das melhores opções de lazer educativo no litoral de São Paulo.

Proporciona aos visitantes um percurso didático valorizando a biodiversidade aquática e marinha.

Comentários