ECONORTE

ONG APPRU Realiza o Evento "Manguezal: Berço Ameaçado" em Ubatuba







João Pedro Néia



Você conhece a diferença entre Mangue e Manguezal? Você sabe porque o manguezal é sinônimo de berço dos oceanos? Essas perguntas serão debatidas no evento "Manguezal: berço ameaçado", em 2 dias repletos de atividades para comemorar os 13 anos em ação da ONG APPRU (Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba) nos dias 26 e 27 de setembro (sábado e domingo), na Praça da Baleia em Ubatuba.



O evento, aberto ao público, terá participação de palestrantes importantes, como Yara Schaeffer Novelli, do Instituto Bioma Brasil; Pedro Oliva, gestor APA Marinha LN; Prof. Dr. Cláudio Gonçalves Tiago, do Centro de Biologia Marinha; Beto Francine, Técnico Sênior no Instituto Pólis; João Neves de Toledo (Poços de Caldas/MG), Presidente da Rede Brasileira de Jardim Botânico; Mauro Soares (Movimento Paz Ativa/MG); Pedro Belga, presidente da Guardiões do Mar/Projeto Uçá, assim como outras importantes entidades.


O evento da APPRU lança uma proposta inovadora dentro do projeto de adoção de áreas verdes em Ubatuba com o mapeamento de áreas de manguezais "urbanos" passíveis de adoção, em parceria com a SMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) de Ubatuba. Esse evento vai colocar o manguezal em boas mãos.


Conheça a página do evento criada no facebook: https://www.facebook.com/events/895506067233160/

Programação Completa

26 de setembro (sábado)

9:00 Inicio do evento Recepção e distribuição de material didático.

9:30 Aula explicativa sobre manguezal e Palestra: PROFAUNA educação ambiental no combate à caça e ao tráfico de animais silvestres Voltada ao público geral e infanto-juvenil. Palestrantes: biólogo Luiz Claudio "Santiago" e Tiago Leite. Coordenador da ong Profauna;

10:15 Visita ao manguezal Barra da Lagoa com monitores (ao lado da Praça da Baleia)

11:30 Retorno e debate sobre a visita, aprendizados /observações.

12:30 Almoço

14:00 Cerimônia Oficial de Abertura - Apresentação da APPRU; discurso do Presidente Antônio Neto

14:30 Oficina (Educação Ambiental) Voltada a crianças, adolescentes e professores; Oficineiro: Mauro Soares (Movimento Paz Ativa/ MG) "Imaginando uma Ubatuba melhor" com dinâmicas de grupo.

15:30 Palestra "Ser Responsável para ser Sustentável" - Palestrante: Mauro Soares (Movimento Paz Ativa/MG)

16:00 Palestra "Mudanças climáticas e vulnerabilidade das regiões litorâneas" - Palestrante: Beto Francine, Técnico Sênior no Instituto Pólis, especialista em Turismo e Meio Ambiente e Educação Ambiental em Ambientes Costeiros.

16:30 Debate e perguntas com Mauro Soares e Beto Francine

17:00 Intervalo

17:30 Palestra: "A importância do Jardim Botânico na preservação do Manguezal: como implantar um Jardim Botânico" Palestrante: João Neves de Toledo (Poços de Caldas/MG), Presidente da Rede Brasileira de Jardim Botânico.

18:30 Intervalo

19:00 Mesa Redonda: " A importância da conservação dos manguezais do Litoral Norte/SP" Composição da Mesa: Pedro Oliva, Gestor da APA Marinha Litoral Norte; CeBiMar-a confirmar- (Centro Biologia Marinha) e Yara Schaeffer Novelli (Livre-Docente Instituto Oceanográfico e Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental, Usp,Instituto BIomaBrasil - Gestão e Conservação de Zonas Úmidas Costeiras Tropicais.) Moderador: Prof. Marcos Roberto.

20:30 Perguntas e debates Participação do público.

27 de setembro (domingo)

9:00 Recepção e distribuição de material para coleta de lixo

9:30 Operação Limpeza no Manguezal da Barra da Lagoa com monitores e voluntários da APPRU

10:30 Retorno à tenda - Separação do lixo recolhido, destinação e elaboração de Carta Aberta pela Recuperação do Mangue da Barra da Lagoa.

11:00 Debate: "Experiências com Manguezais e Lixo" Bate-papo entre as ONGs Guardiões do Mar/Projeto Uça; Ecofaxina e Ecosurf palestrantes: Pedro Belga – presidente da ong Guardiões do Mar William Schepis, presidente da Ecofaxina (a confirmar) João Malavolta, presidente da Ecosurf. Moderador: membro da Diretoria da APPRU

12:30 Almoço

14:00 Tarde livre para visitação Áreas de exposição: pôsteres e material de entidades ambientalistas

15:30 Batucada e cantoria Samba-enredo criado por Patrícia Pinto (arquiteta paisagista) sobre o guaiamum.

17:00 Cerimônia de Entrega da Carta Aberta Pela Recuperação do Mangue da Barra da Lagoa/ Adoção de Área Verde do Manguezal para autoridades, agradecimentos e encerramento.

Realização: Ong APPRU.

Comentários