ECONORTE

Festa de São Pedro Pescador Comemora 92 anos em Ubatuba




Remadores carregaram a imagem de São Pedro até a capelaJoão Pedro Néia



Prefeito pregou uma cultura de paz e fez questão de enaltecer os pescadores

Por João Pedro Néia

A 92a Festa de São Pedro Pescador começou com um bom público na noite de quinta, 25, na Praça de Eventos de Ubatuba. Apesar do frio e do vento forte, centenas de pessoas prestigiaram o evento, que teve shows, comidas típicas e um breve cerimonial religioso em homenagem a São Pedro, o padroeiro dos pescadores.



Uma pequena imagem do santo chegou de canoa, por volta das 19h30. Na escuridão do mar, um pequeno ponto luminoso podia ser visto ao longe enquanto os fieis se aglomeravam à espera do santo. O vento forte dificultou a chegada da canoa e deixou os fieis apreensivos com a possibilidade de a canoa virar com a imagem do santo dentro.


Mas a experiência dos canoístas impediu o pior e o santo foi levado em segurança para a capela montada na praça de eventos.




"Ventou um pouco, tinha muita correnteza. A festa é pra comemorar o dia de são Pedro pescador. Eu sou filho de caiçara, então a emoção é grande", disse Welington Paulino, um dos integrantes da canoa que trouxe o santo.


O Frei Franciscano Valdevan Correia, natural de Garanhuns, em Pernambuco, participou da cerimônia que abençoou os pescadores e os fieis.

"Eu cheguei recentemente aqui, mas já dá pra perceber a importância dessa festa para o povo de Ubatuba. Principalmente para os pescadores. Como nós sabemos, São Pedro foi um pescador. Antes de seguir a Jesus Cristo, ele era um pescador. Então, por isso ele é o patrono dos pescadores", explicou.


Após o cerimonial, autoridades subiram ao palco para fazer a abertura oficial da festa.


A presidente da FundArt, Cristina Prochaska, valorizou o trabalho de sua equipe e agradeceu a todos pela dedicação.


"Gostaria de agradecer profundamente à equipe da Fundação de Arte e Cultura pelo esforço no limite da saúde. À equipe da Comtur que nos apoiou, à equipe do Turismo. Nós somos um time, e esse time está jogando junto", disse Cristina.


Já o prefeito Mauricio dedicou a festa aos pescadores e frisou a importância de devolver a eles o protagonismo do evento.


"Tenho que agradecer o pessoal da barraca da colônia dos pescadores, que às vezes deixa de aproveitar a festa para trabalhar e servir ao pessoal de Ubatuba e aos turistas. O agradecimento a todos os que trabalharam é muito importante. É importante também frisar o caráter da festa, que é um esforço para devolver a festa ao que ela sempre deveria ter sido, que é uma festa em comemoração à época da pesca, em comemoração à atividade dos pescadores. Além da importância econômica, tem a história familiar de cada um dos pescadores", disse o prefeito.


"Essa é uma das festas que valoriza a cultura nessa cidade, e a gente precisa entender que usar a cultura para fazer com que as pessoas se juntem e convivam, talvez seja uma das principais funções de quem está no poder", finalizou.


Público


As centenas de pessoas que passaram pela Praça de Eventos na noite de ontem aproveitaram as comidas típicas, que ao contrário de outras festas são típicas de verdade: quentão, caldinhos fumegantes, cuscuz caiçara, chá de amendoim e muitos doces. O quentão foi o preferido para espantar o frio.




Nas barracas do Lar Vicentino, as crianças se divertiram no jogo de argolas, no boliche em miniatura ou tentando acertar a bola na boca do palhaço. As senhoras Elza Farias Araújo e Elza Martins Alves (Elza e Elzinha, como preferem), responsáveis pelas barracas do Lar Vicentino, frequentam a festa há 25 anos, desde a época em que o evento acontecia no Aeroporto e no Mercado de Peixes.


"A festa cresceu bastante. Antes eram bem poucas barracas", disse Elza. "Vai provar a tainha, é uma delícia", completou Elzinha.


A tainha é a grande estrela da festa de São Pedro Pescador. Assada na brasa, custa R$49,90 e serve duas pessoas.


Por volta de 8h30, a Banda Lira Padre Anchieta subiu ao palco para apresentar o show "Alma Brasileira", relembrando grandes nomes da música nacional.


A programação de quinta ainda contou com eleição da Rainha dos Pescadores. A jovem Irene Camargo, 15, foi a vencedora.


Os horários dos ônibus foram estendidos para moradores de bairros distantes que quiserem curtir a festa até o final.


A Festa de São Pedro Pescador é uma realização da Fundação de Arte e Cultura da Prefeitura de Ubatuba. Patrocínio: Petrobras e Governo Federal, Companhia Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Turismo de Ubatuba.


A festa acontece até segunda-feira, dia 29, feriado municipal e dia do santo padroeiro de Ubatuba e dos pescadores.

Comentários