ECONORTE

Município se prepara para temporada de chuva







Defesa Civil aproveitou estiagem do último mês para desassorear quatro rios ubatubenses

A Defesa Civil aproveitou a estiagem do último mês para desassorear quatro rios ubatubenses. O objetivo é preparar a cidade para a época de chuvas e minimizar a possibilidade de enchentes.

Os rios contemplados até o momento foram: Angelim, no Taquaral, Quiriri, no Ubatumirim, Acaraú e, a partir desta semana, Tavares no Itaguá.

“Desassorear o rio significa não só tirar do fundo todo o lixo e entulho, como também mapear os bancos de areia e melhorar a vazão do fluxo da água em direção ao mar”, explica Aldeiz de Souza Santos, coordenador da Defesa Civil de Ubatuba. “Depois do trabalho pronto, a chance de enchente diminui bastante”, completa.

De acordo com Santos, a Defesa Civil da cidade conta com três equipes. Cada equipe tem três integrantes. Todos estão treinados e capacitados para executar trabalhos de prevenção e atender a população em casos de emergência como incêndios e enchentes.



Ainda segundo Aldeiz, existe também um esquema para alojar a população em uma possível enchente de grandes proporções. “Apesar de toda a prevenção, se houver uma chuva forte combinada com uma maré cheia e o nosso lençol freático alto, infelizmente algumas áreas da cidade vão alagar e devemos estar preparados para isso. Temos escolas e espaços prontos para receber os munícipes residentes em área de risco”, afirma.





Foto: PMU/Divulgação

Comentários