ECONORTE

Morre filhote de golfinho encontrado na praia da Enseada





A equipe de biólogos, veterinários e estagiários passou à noite ao lado do animal, mas ele morreu na manhã de ontem
O Aquário de Ubatuba recebeu nesta semana um filhote macho de Toninha.levado pelo veterinário Carlos Eduardo Bresler. O animal foi encontrado na praia da Enseada, região central de Ubatuba, encalhado vivo na areia. Medindo pouco mais de 70 cm, ele apresentava algumas lesões, porém estava clinicamente estável.
O filhote foi encaminhado aos cuidados da equipe do Instituto Argonauta que transferiu o animal temporariamente para observação na quarentena da base de Ubatuba do Projeto Tartarugas Marinhas (Tamar). De acordo com a instituição, a equipe de biólogos, veterinários e estagiários passou à noite ao lado do animal revezando-se nos cuidados, medicamentos e observação, mas ele morreu na manhã de ontem.
Segundo o diretor do Aquário, Hugo, Gallo, tem sido um fato constante nos últimos anos a chegada de recém-nascidos e filhotes de Toninha (Pontoporia blanvillei) encalhados nas praias da região. Os cuidados com os animais ainda em fase de aleitamento é delicado, pois dependem do acompanhamento da mãe.
“A necessidade de estudos e de condições para que estes primeiros socorros sejam feitos é grande, pois todos os dados sobre esta espécie podem auxiliar no trabalho de conservação”.


Ainda conforme ele, pouco se conhece a respeito de sua biologia e quantidade populacional, sabendo-se que, devido ao seu comportamento costeiro sofre seriamente com a interação com as redes de pesca, colisões com embarcações, poluição e mesmo com a diminuição do alimento disponível.
Gallo destaca a importância de que sempre que encontrarem animais marinhos as pessoas entrem em contato para que o resgate possa ser feito. “Quanto menor o tempo passado entre o encalhe e o resgate, maior é a chance do animal, observa.
O Aquário de Ubatuba e o Instituto Argonauta são as únicas instituições que possuem licença do Ibama para resgatar aves e mamíferos marinhos na região. Ambas trabalham, com o apoio do órgão e o Instituto tem convênio do Aquário e da Petrobras.
Informações acerca da ocorrência de animais marinhos podem ser passadas por telefone ao Aquário de Ubatuba e/ou Instituto Argonauta nos telefones (12) 3834.1382 ou (12) 3833.4863.

Comentários