ECONORTE

Prefeito participa do XI Workshop Brasil/Japão 2013







Encontro realizado em Caraguatatuba discutiu programas de energia, biocombustíveis e desenvolvimento sustentável
O prefeito de Ubatuba, Mauricio Moromizato (PT), esteve nessa quarta-feira, em Caraguatatuba, participando do XI Workshop Internacional Brasil/Japão, que recebeu autoridades nacionais e internacionais para discutir as questões que envolvem energia, biocombustíveis, desenvolvimento sustentável, entre outros assuntos relacionados.
Realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) - Campus Caraguatatuba, a Unicamp e a Faculdade de Engenharia Química, o workshop contou com a presença de Hiroshi Moritomi , da Universidade Japonesa GIFU, José Bosco de Castro da SABESP, Adriano Aurélio Barbosa do IFSP de Caraguatatuba, e o Prefeito de Ubatuba, Maurício, que também é Presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte – CBH-LN.
O evento teve como objetivo trazer a discussão efetiva sobre a situação atual dos programas governamentais, privados e universitários para a energia, biomassa, saúde pública, meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. O Workshop também promoveu atividades de cooperação internacional e propostas para o desenvolvimento de novas pesquisas de interesse das instituições japonesas e brasileiras.
Temas importantes sobre “Sociedade, Energia e Meio Ambiente” foram discutidas no workshop, abrindo possibilidades para empresas japonesas e brasileiras, universidades, centros de pesquisa no intuito de desenvolver projetos e tecnologias para atender as necessidades imediatas em biocombustíveis, desenvolvimento sustentável, meio ambiente e questões sociais entre Brasil e Japão.
Durante o workshop foram realizadas quatro plenárias: Imigração e Cooperação entre Brasil e Japão – educação, ciência e tecnologia; Energia, biomassa e biocombustível; Agricultura Sustentável, Pesca e Desenvolvimento Costeiro; Saneamento, Meio Ambiente e Gerenciamento dos Recursos Hídricos.


Foto: Divulgação

Comentários