ECONORTE

VACINAÇÃO

 Vacinação para crianças de 5 a 11 anos começa na próxima terça-feira 

Poderão se vacinar indígenas, quilombolas, PCDs e crianças com comorbidades graves

A vacinação para crianças de 5 a 11 anos terá início em Ubatuba na próxima terça-feira, dia 18, com imunização inicial para crianças indígenas e quilombolas já cadastradas pelas equipes de saúde, bem como PCDs (Pessoas com deficiência) e crianças com comorbidades graves, mediante apresentação de laudo médico atualizado. A vacinação será de forma escalonada até atingir o público total.  

A Secretaria Municipal de Saúde informa que para crianças indígenas e quilombolas as equipes de saúde irão até as comunidades tradicionais para a vacinação, e que para as demais, nesta primeira fase, o imunizante será aplicado em locais estratégicos do município e que os pais ou responsáveis pelas crianças já podem realizar o pré-cadastro pelo site: www.vacinaja.sp.gov.br. O registro não é obrigatório, mas pretende evitar filas e aglomerações no momento da vacinação.

Confira os postos de aplicação da vacina para a 1ª fase de imunização (locais das demais fases serão posteriormente informados):

UBS Cícero Gomes – às quartas e quintas-feiras, das 9h às 15h

UBS Ipiranquinha – às quartas e quintas-feiras, das 9h às 15h

UBS Perequê-Mirim – às segundas, das 7h30 às 15h e às sextas-feiras das 8h às 12h

Lagoinha – vacinação na Escola Municipal Agostinho Alves da Silva, às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h

As crianças que não se enquadram nas prioridades acima devem aguardar o avanço da vacinação, conforme protocolo do governo do estado.

Para a vacinação do público infantil será utilizado imunizantes pediátricos da Pfizer, aprovado desde o último dia 16 de dezembro pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Confira abaixo as comorbidades consideradas pelo Ministério da Saúde

- Insuficiência cardíaca 

- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar

- Cardiopatia hipertensiva

- Síndrome coronarianas

- Valvopatias

- Miocardiopatias e pericardiopatias

- Doença da aorta, dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas

- Arritmias cardíacas

- Cardiopatias congênitas

- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados

- Talassemia

- Síndrome de Down

- Diabetes Mellitus

- Pneumopatias crônicas graves

- Hipertensão arterial persistente e de artéria estágio 3

- Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo

- Doença cerebrovascular  

- Doença renal crônica

- Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)

- Anemia falciforme

- Obesidade mórbida

- Cirrose hepática

- HIV 

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU

Texto disponível online em:

https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/vacinacao-criancas-na-terca/

--------------

Covid: Saúde esclarece exigências para testagem e isolamento social 

Pessoas com sintomas devem ser avaliadas

Devido ao aumento de casos de Covid-19 em Ubatuba, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que segue os protocolos do Ministério da Saúde (MS) para definir quem deve realizar o teste rápido e também para determinar quem precisa de isolamento social.

Com todos os postos de saúde do município realizando no período da tarde os atendimentos de síndrome gripal, os pacientes que apresentam sintomas passam pela testagem e, em seguida, por consulta com equipe médica.

Para a realização do teste é preciso apresentar sintomas como febre, tosse, coriza, dor de cabeça, diarreia e perda de paladar ou olfato, além de estar em período oportuno.

Quem não estiver com sintomas, mas manteve contato de risco (conforme descrição abaixo) com uma pessoa infectada, deve também passar por consulta e permanecer em isolamento indicado pelo médico. Ao observar o surgimento de algum sintoma, é necessário retornar ao posto de saúde para nova avaliação. 

Confira abaixo a definição de contato de acordo com o protocolo do MS:

“É qualquer pessoa que esteve em contato próximo a um caso confirmado ou suspeito de Covid-19 durante o seu período de transmissibilidade, ou seja, entre 48 horas antes até os dez dias após a data de início dos sinais e/ou sintomas (caso confirmado em sintomáticos) ou após a data da coleta do exame (caso confirmado em assintomáticos).

Deve-se considerar o contato próximo a pessoa que:

- Esteve a menos de um metro de distância, por um período mínimo de 15 minutos, com um caso confirmado sem ambos utilizarem a máscara facial ou a utilizarem de forma incorreta;

- Teve um contato físico direto com um caso confirmado;

- É profissional de saúde que prestou assistência em saúde ao caso de Covid-19 sem utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI), conforme preconizado, ou com EPI danificados;

- Seja contato domiciliar ou residente na mesma casa/ambiente de um caso confirmado”.

Em situação em que não houve um contato de risco e a pessoa também não apresentou sintomas de Covid-19, não é necessário a realização do teste e o isolamento social. Neste sentido, a Secretaria de Saúde reforça a importância de manter os cuidados preventivos durante o expediente de trabalho, como uso correto de máscara cobrindo o nariz e a boca e higienização das mãos com álcool em gel.

Tempo de isolamento:

10 dias para sintomáticos conforme protocolo vigente no momento. 


Equipe de natação de Ubatuba realiza treino em águas abertas

Para alguns alunos foi o primeiro treino no mar para dar início as competições em 2022

A equipe de treinamento e aperfeiçoamento da natação da Piscina Municipal de Ubatuba realizou nesta sexta-feira, 14, um treino em águas abertas. A equipe conta com atletas de 8 a 16 anos de idade, e está realizando treino no mar para participar da maratona aquática em Itupeva. 

O treinador Antônio Pinto explicou que o objetivo de treinar no mar é conseguir ter um trabalho de resistência mais contínuo do que na piscina. “Estamos no período de base, momento em que aumentamos o volume do treino. O mar ajuda bastante porque não permite muitas pausas. É o momento de adaptar as crianças às provas de maratonas aquáticas”. 

Todos os alunos irão participar de competições. “Este treinamento ajuda identificar se o aluno tem algum trauma relacionado ao mar ou medo de estar no fundo. Na piscina como a gente enxerga muito o chão, tem sempre essa segurança e eles ficam mais à vontade, já no mar tende a ser um pouco diferente”. Obrigatoriamente, todos os alunos que participam do treino na equipe, participarão de competições. 

“Natação é tudo! Saúde, amizade, na natação ele tem bons amigos e o professor Antônio que é excelente professor. Depois que começou com as competições ele tem mais disciplina, postura, melhor alimentação”, afirmou, Lucília da Conceição, mãe de Vitor Rodrigues Danas, aluno que começou a praticar natação por problemas respiratórios. 

“No começo eu tinha problema de rinite e sinusite e com a natação eu passei a respirar melhor”. Ele contou também a diferença entre treinar no mar ou na piscina municipal. “Eu gosto bastante do treino no mar porque é um lugar mais aberto, eu consigo treinar melhor, e que é muito legal vir aqui. É totalmente diferente, tem as correntezas, lá na piscina é bem mais parado e eu nado só reto, e aqui tem como olhar mais a paisagem”, contou Vitor. 

Ana, mãe do atleta Diego Jesus mencionou que ele começou no treinamento no final do ano de 2021. “Pra mim mudou muita coisa em casa com ele. Ele pegou amor aos estudos, se dedica muito mais. Ele não é de acordar cedo, mas vem 7h nadar tranquilamente, então na vida do Diego fez toda a diferença, disciplina na escola e com horário na piscina”. 

Diego Jesus completou a fala da mãe dizendo que foi a primeira vez que ele treinou com a equipe no mar. “Eu já treinava na minha tia, mas achei bem legal. Mudou bastante coisa, aprendi nadar bastante e estou ansioso pra começar a competir”. 

Angélica de Carvalho, mãe da Maria Clara Salvador de Aquino, fechou falando sobre a importância do esporte no desenvolvimento do adolescente. “O esporte pra ela e pra mim é tudo! Elas passam sossegadas pela adolescência, tem amizades, vão super bem na escola e tem a socialização”. 

Natação nas competições 

A equipe participa de uma média de quatro a seis maratonas aquáticas no ano. “Por muito tempo nem era o foco da equipe, a nossa equipe era mais velocista e a maratona aquática é mais de fundo. Mas agora temos feito uma transição, os atletas tem se mostrado mais aptos e também com mais vontade de participar dessas provas de maratona aquática, então a gente foca um pouco mais nesse treinamento”. Por ano a equipe participa em média 18 a 20 competições. 

No ano de 2021, as competições voltaram acontecer já no final do ano, e a equipe representou o município de Ubatuba em cinco provas de maratonas aquáticas, sendo destaque e obtendo boa colocação em todas elas.

Comentários