ECONORTE

Noticias








- Secretaria de Saúde recebe doação de ambulância UTI Neonatal
- Janeiro é mês de prevenção da hanseníase






Secretaria de Saúde recebe doação de ambulância UTI Neonatal

Cerca de 7 mil pacientes são transportados por mês pela secretaria

O transporte de pacientes de Ubatuba ganhou reforço nesta quarta-feira, dia 19, com a chegada de uma nova ambulância UTI Neonatal doada ao município pela deputada estadual Valéria Bolsonaro. O novo veículo é essencial para a transferência de pacientes em estado mais grave e também crianças.

Com a entrega do novo veículo, a Secretaria de Saúde passa a contar com 10 ambulâncias, sendo duas com equipamentos de Unidade de Terapia Intensiva. Por mês, cerca de 7 mil pacientes são transportados pela secretaria para transferências, atendimentos, exames ou consultas, fazendo uso também da frota de carros pequenos e vans. Os veículos também dão suporte aos pacientes que recebem alta médica, mas que apresentam dificuldade de locomoção ou são acamados.

Para o transporte de pacientes que necessitam de exames ou consultas em outros municípios, o agendamento deve ser realizado pessoalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no Centro de Especialidades Médicas, o Postão da Rio Grande do Sul. Para agendar o carro é necessário apresentar o protocolo do hospital e o cartão SUS, com uma antecedência de 10 a 20 dias antes do dia da consulta.


Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU

Texto disponível online em:

https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/nova-ambulancia-uti-neonatal/


--------------

Janeiro é mês de prevenção da hanseníase

Tratamento precoce evita transmissão, complicações e deficiências

A campanha “Janeiro Roxo” alerta a população para a prevenção e tratamento da hanseníase, doença causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, com transmissão por via aérea, quando pacientes sem tratamento eliminam os bacilos por secreções nasais, gotículas da fala, tosse ou espirro. Manchas brancas ou avermelhadas com perda de sensibilidade, formigamento, fisgadas ou adormecimento de membros são alguns dos sintomas da hanseníase.

O diagnóstico e o tratamento precoce da hanseníase evitam transmissão, complicações e deficiências. Por isso, a orientação é procurar por um posto de saúde ao perceber, principalmente, manchas suspeitas pelo corpo. A doença que acomete a pele e os nervos tem cura e os medicamentos são distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O tempo de tratamento pode variar de 6 a 12 meses.



Cancelamento da ação no Calçadão

Por conta do avanço dos casos de Covid-19 no país, o Ministério da Saúde cancelou as ações presenciais do “Janeiro Roxo”, permanecendo apenas as orientações virtuais e preventivas que já ocorrem ao longo de todo o ano. Com a medida, a atividade de conscientização da hanseníase programada para o próximo dia 22 de janeiro, no Calçadão de Ubatuba foi suspensa, assim como a ação prevista para ocorrer no Centro de Especialidades Médicas.



De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, Alyne Ambrogi, as ações programadas para a prevenção da hanseníase serão retomadas quando o número de novos casos de Covid retroceder.

Comentários