ECONORTE



Vacinação contra a Covid-19 continua em Ubatuba na última semana de 2021



Horários dos postos variam conforme dose a ser tomada



As equipes de Estratégia de Saúde da Família de Ubatuba seguem vacinando a população contra a Covid-19 entre os dias 27 e 30 de dezembro de 2021.

Todas as doses da vacina estão disponíveis – primeira e segunda dose e dose adicional. Também já está disponível para imunossuprimidos, a segunda dose adicional (“quarta” dose).

Atenção: o horário de vacinação varia conforme o posto de saúde. Verifique na página internet da Prefeitura de Ubatuba e compareça a uma das unidades mais próximas de sua residência.

Para se vacinar, é preciso apresentar documento com foto (RG, CNH ou outro) e carteira de vacinação contra a Covid-19 para o caso de segunda dose e doses adicionais.

Segundo o boletim da Covid-19 de 23 de dezembro, divulgado pela Vigilância em Saúde, um total de 64.851 pessoas de Ubatuba já tinham se vacinado no município com duas doses. Do total de 9.226 casos confirmados na cidade, 148 foram a óbito.



Orientações

Para quem vem passar as festas de fim de ano e o verão em Ubatuba, a Vigilância em Saúde reforça as recomendações de uso de máscara, evitar aglomerações, manter a higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel e evitar compartilhamento de itens de uso pessoal.

A Vigilância orienta que apenas uma pessoa da família seja responsável por ir fazer as compras de supermercado ou feira. Outra orientação é de que os veranistas evitem praias lotadas e aproveitem para conhecer locais mais isolados e com menos movimento.

As medidas previnem tanto a transmissão da Covid-19 quanto da gripe Influenza (vírus H3N2 e outros). Até o momento, não há caso nenhum caso confirmado laboratorialmente de gripe causada pelo vírus H3N2.



Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU



Texto disponível online em:

https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/fimdeanovacinacao/


---------------


Prefeitura inaugura novo laboratório de análises clínicas da Santa Casa

Hospital já recebeu em 2021 arco cirúrgico, gerador de energia e usina de oxigênio



Na manhã desta segunda-feira, dia 27, a prefeita Flavia Pascoal inaugurou o novo laboratório de análises clínicas da Santa Casa de Ubatuba, em espaço mais amplo e de acordo com as exigências sanitárias vigentes. Por mês, o laboratório realiza cerca de 20 mil exames e com a entrega das obras será possível aumentar a demanda de acordo com as necessidades dos pacientes.

A construção do novo laboratório estava parada há mais de 10 anos e foi uma solicitação da prefeita para que fosse concluída ainda em 2021. “A saúde tem sido uma prioridade e tenho acompanhado de perto todas as dificuldades enfrentadas. Estamos buscando recursos para novos investimentos e na semana passada o governador em exercício, Rodrigo Garcia, anunciou R$ 5 milhões para nos ajudar a fazer a primeira etapa do novo hospital, mas a saúde não espera e a Santa Casa precisa de melhorias, novas estruturas para oferecer atendimentos mais humanos e de qualidade”, ressaltou a prefeita, que disse ser essa inauguração um grande presente de Natal para a cidade.

De acordo com o diretor geral da Santa Casa, Custódio Barreto, para a finalização do novo laboratório foram utilizados recursos próprios do hospital e também doações de voluntários. “O hospital tem recebido muito apoio do governo municipal e de parceiros e isso tem feito a diferença para que as melhorias sejam concluídas. Com o novo espaço do laboratório o tempo de resposta dos exames ficará menor e assim poderemos liberar o paciente mais rápido ou internar com mais rapidez, dependendo da necessidade do tratamento”, explicou.

Para Eliane Bustamante, responsável técnica de análises clínicas do laboratório da Santa Casa, o novo espaço permite melhorar ainda mais a qualidade dos exames. “Temos bons maquinários e uma equipe capacitada e hoje podemos dizer que teremos qualidade total com esse novo espaço, totalmente adequado, higienizável e que permite controle total do ar ambiente e da temperatura, sendo tudo isso muito importante para um laboratório clínico. A população aumentou e a expectativa é que a demanda de exames também aumente e para isso já estamos preparados, com espaço físico adequado”, analisou a colaboradora, enfatizando ainda que o laboratório realiza em torno de mil exames mensais para detecção da Covid-19.

Confira abaixo outras melhorias conquistas pela Santa Casa nos últimos meses:

Arco cirúrgico

Uma reivindicação antiga dos cirurgiões foi atendida e o hospital recebeu um arco cirúrgico – equipamento de raio-x no qual é possível produzir imagens em tempo real, agilizando os procedimentos cirúrgicos, diminuindo os riscos e garantindo mais eficiência nas cirurgias. O aparelho já está em funcionamento.

Gerador de energia

A Santa Casa ampliou a capacidade do gerador. Antigamente, em casos de queda de energia, era possível abastecer somente o centro cirúrgico e, com o novo equipamento, todos os setores do hospital serão atendidos com a energia do gerador.

Usina de oxigênio

No início deste ano, a Santa Casa recebeu uma nova usina de oxigênio para ampliar a autonomia de oxigênio e ar comprimido medicinal, funcionando de forma automática. Nesta segunda-feira, foi inaugurada também a usina de backup. Segundo o diretor Custódio Barreto, a nova usina é uma exigência para hospitais. “Se uma usina parar de funcionar, temos uma segunda para resguardar os pacientes”, afirmou Barreto.

Por conta da pandemia, a Santa Casa registrou aumento no uso de oxigênio e demais gases medicinais e as novas usinas contribuirão para que o abastecimento seja garantido.

Reformas

Atualmente, o setor de Pediatria e Respiratório estão passando por reformas e readequações. A sala de emergência também passará por melhorias e ampliações para atender com mais conforto e qualidade os pacientes que precisam de atendimentos mais urgentes.

Fornecedores

Os pagamentos dos fornecedores foram colocados em dia e a medida tem atraído novas empresas interessadas em vender para a Santa Casa, ampliando as ofertas e gerando economia nas compras de medicamentos e insumos.

Comentários