ECONORTE

Secretaria de Saúde de Ubatuba implementa posto de retaguarda para síndrome gripal







Unidade atende nos dias 30 e 31 de dezembro e entre os dias 03 e 07 de janeiro



A Secretaria Municipal de Saúde informa que já está em funcionamento a unidade de retaguarda para atendimento de pessoas com sintomas gripais leves. O atendimento é feito no Centro de Especialidades Médicas (o “Postão”), na avenida Rio Grande do Sul, 710, no Centro.

Na quinta-feira, dia 30, o atendimento é realizado das 8h às 17h. Na sexta-feira, 31, das 8h às 13h. Já na primeira semana de janeiro, do dia 3 ao dia 7, o atendimento acontecerá das 8h às 17h.

A decisão de implementar o atendimento no Postão se deve à necessidade de retaguarda à Santa Casa diante do aumento de procura pelo serviço de saúde e ao cenário epidemiológico atual no país de aumento de casos de gripe causados pela variante H3N2 do vírus Influenza, responsável pela gripe comum e resfriados. Até o momento, Ubatuba registrou um caso confirmado laboratorialmente da gripe causada pela variante H3N2.

Somente no dia 27, dos cerca de 900 atendimentos feitos pela Santa Casa, 495 foram relativos a problemas de ordem respiratória, seja na pediatria respiratória ou no consultório para casos suspeitos de Covid-19.

Assim, em caso de sintomas como febre alta, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças, compareça à unidade de retaguarda.

Da mesma forma que a Covid-19, a transmissão da gripe também acontece por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra. Por isso, a secretaria de Saúde reforça as orientações preventivas de uso de máscara, evitar aglomerações, manter distanciamento físico e higienizar as mãos adequadamente, com água e sabão ou álcool em gel.

Após o dia 7 de janeiro, a secretaria avaliará a necessidade de continuar ou não o serviço de retaguarda a partir do volume de atendimentos.

Comentários