ECONORTE



Defesa Civil alerta população sobre mau tempo em Ubatuba nesta semana



Órgão também faz recomendações durante o período



A Defesa Civil do Estado informa que, entre terça-feira (14) e sexta-feira (17), áreas de instabilidade irão avançar pelo Estado, provocando condições para chuvas fortes, contínuas e volumosas, seguidas por raios, ventos e granizo na Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Como há previsão para acumulados de 72h elevados (100mm), ressalta-se ainda a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Desde 1º de dezembro, os acumulados de chuva em Ubatuba estão, em média, em: Figueira 238mm (região Oeste), Centro 205mm e Puruba 115mm (região Norte) – sendo a média histórica para todo o mês é de 280mm.

Diante da previsão, a Defesa Civil de Ubatuba orienta a população que, durante toda essa semana, principalmente no período da tarde, evite permanecer em cachoeiras pois há a possibilidade da ocorrência de enxurrada; além disso, recomenda que, no caso de mudanças notáveis na condição climática, as pessoas não fiquem em espaços abertos, como praias, nem próximo a árvores devido a incidência de raios.

“Quanto às chuvas, se essas tempestades convectivas ficarem paradas em um lugar só, chovendo por períodos de duas horas ou mais, que ocasionam bastante acumulado. Porém, a dinâmica atmosférica dessa semana está instável, por isso, é pouco provável acontecer isso. O mais recorrente, conforme a previsão, é tempestade com vento e raio”, explicou o geógrafo da Defesa Civil de Ubatuba, Carlos Eduardo Silva.

No início da tarde desta segunda-feira, 12, a Defesa Civil de Ubatuba já identificou no radar o início de uma tempestade convectiva se formando na região norte de Ubatuba (vinda da serra de Paraty-Cunha).




-----------
Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU





Texto disponível online em:



https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/alertamautempo/



IPTU 2022: Carnês serão enviados a partir de 3 de janeiro



Reajuste foi calculado foi calculado com base no IPCA, que ficou cerca de 50% abaixo do IGPM



A Secretaria da Fazenda e Planejamento da Prefeitura de Ubatuba informa que os carnês impressos para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022 serão postados para os endereços dos contribuintes cadastrados junto à prefeitura a partir do dia 3 de janeiro.

Este ano, o reajuste do imposto será de 10,67% - percentual que corresponde à inflação acumulada entre novembro de 2020 e outubro de 2021, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Pelos dados estatísticos oficiais, o Índice Geral de Preços Mercado (IGPM), resultaria em um reajuste na ordem de 21,47%, causando um maior impacto no bolso do contribuinte. Porém, a legislação prevê que o reajuste deve ser baseado, obrigatoriamente, neste índice.

Devido à pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Ubatuba sugeriu a alteração da base de cálculo do índice de reajuste da dívida ativa e IPTU do exercício 2021/2022, e o projeto de Lei foi aprovado pela Câmara Municipal. Essa medida resultou na adoção do índice na ordem de 10,67% para o reajuste dos débitos inscritos em dívida ativa do município e IPTU, adotando o IPCA.

A Secretaria da Fazenda reforça que o IGPM é o maior índice e o objetivo é aplicar, legalmente, o menor – visando melhores condições ao contribuinte.



Desconto

Além disso, a pasta destaca que o pagamento do imposto em cota única, com descontos que variam de 10% a 20%, ou da primeira parcela (de um total de 11 parcelas), sem desconto, deverá ser realizado até 10 de fevereiro de 2021.

Quem não quiser aguardar a chegada do carnê impresso tem a opção de emiti-lo pela internet, no portal de serviços da Prefeitura de Ubatuba (veja o passo a passo abaixo). Outra alternativa é solicitá-lo pelo e-mail ou pelo atendimento remoto via whatsapp pelo telefone.



Atendimento ao munícipe

Em caso de dúvida sobre a emissão do boleto, é possível contatar a Prefeitura de Ubatuba remotamente, via fone ou whatsapp pelo número (12) 3834-1012 ou pelo e-mail facil@ubatuba.sp.gov.br

Presencialmente, o atendimento acontece no Fácil – Setor de Atendimento ao Munícipe – que fica na rua Dona Maria Alves, 865, no Centro, e também no Espaço Cidadão, localizado na rua Oscar Rossin, 10, na Maranduba. O atendimento ao público é feito das 9h às 15h.

Comentários