ECONORTE

Alunos de Ubatuba promovem exposição de esculturas inspiradas em artista carioca


















Iniciativa integra comemorações dos 384 anos de Ubatuba e promove resgate lúdico e cultural



Cerca de 600 alunos da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba criaram uma série de esculturas inspiradas nas obras do artista plástico, pintor e escultor Ivan Cruz para celebrar o aniversário da cidade. A ação aconteceu na quarta-feira, 27, na Praça 13 de Maio – localizada na região central.

Os estudantes do Ensino Infantil e Fundamental (Etapa I ao 5º ano) das unidades EM Prof.ª Maria da Cruz Oliveira, no Perequê Mirim; EMEI Profº Joaquim Luís Barbosa, no Bela Vista, e EM Profª Olga Ribas de Andrade Gil, no Centro, elaboraram 42 esculturas que representam crianças e o resgate das brincadeiras infantis, pois Ivan Cruz é reconhecido, principalmente, pelas manifestações artísticas que remetem essas brincadeiras. Foram dois meses de trabalho para chegar ao resultado final.

A coordenadora dos arte-educadores, Adriana Dias, juntamente com a professora Rosimara Coelho, elaboraram o projeto com o objetivo de trabalhar o conteúdo da primeira infância, simultaneamente com a cultura caiçara, por meio das obras que foram expostas espalhadas pela Praça 13 de Maio e puderam ser prestigiadas não só por alunos da Rede, mas pela população que transitava pelo local.

As esculturas trabalharam, também, a diversidade e a inclusão, contando com bonecos de várias etnias, alguns com deficiência e todos sem rosto para que as crianças pudessem se identificar e se sentirem representadas, sem um estereótipo definido.

A secretária de Educação, Fatinha Barros, e a secretária adjunta da pasta, Maria Paula Vieira, compareceram ao local e enalteceram o trabalho das responsáveis pelo projeto que, segundo o próprio Ivan Cruz, é considerado uma “releitura inédita”.



“Ninguém, até então, tinha feito o que essas crianças das escolas de Ubatuba que, sob coordenação, já elaboraram cerca de 40 esculturas com papel machê e outras técnicas para serem expostas em uma praça como se estivessem brincando. Fico feliz em saber da iniciativa e quero parabenizar a coordenação, os educadores e a professora Rosimara”, comemorou o artista em vídeo encaminhado para Secretaria de Educação (https://fb.watch/8Ug3pW9A2p/).



Resgate cultural

Outras ações que aconteceram no local foram a promoção de brincadeiras, como bambolê e pula corda, desenvolvidas por professoras de Educação Física da Rede Municipal e a contação de histórias caiçaras com a contadora da Rede, Emília Viana – esta última que aconteceu às 14 horas abordando a lenda da Gruta que Chora, seguida de uma atividade em que as crianças puderam elaborar desenhos referentes à lenda e colarem em um mural.

“É importante o resgate dessas brincadeiras nos espaços públicos. É necessário chamar a atenção da população que passa aqui, todo dia, em um local que é de todos nós e, também, incentivar o brincar para uma geração mais tecnológica, valorizando também, a leitura e a cultura local”, destacou Fatinha.

“A gente não ensina para as crianças o amor à Ubatuba. Elas experienciam. Quando elas veem tudo isso acontecer, quando elas sentem, elas compreendem. O objetivo hoje é promover o resgate do brincar, da cultura e do pertencimento – tudo isso em comemoração ao aniversário da nossa cidade, porque a nossa cultura não pode morrer, nem as brincadeiras infantis”, finalizou Emília Viana.




-----------




Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU

Comentários