ECONORTE

Secretaria de Saúde realiza testagem gratuita de hepatites B e C











Como parte da campanha “Julho Amarelo” de prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites B e C, as equipes da Vigilância em Saúde, da Atenção Básica e do Ambulatório de Infectologia de Ubatuba realizam a testagem gratuita contra a doença na quinta, 29, e sexta, 30 de julho.

A ação acontece simultaneamente à vacinação contra Covid-19 na Igreja São Francisco, na av. Prof. Thomaz Galhardo, 1247 – Centro, das 9 às 15 horas.

Além de realizar os testes, os profissionais da saúde tirarão dúvidas e, em caso de diagnóstico positivo, encaminharão o paciente para tratamento em uma unidade de saúde.

Unidades de saúde

Na sexta, 30, ações da campanha Julho Amarelo também acontecem nas unidades de saúde da Lagoinha, Perequê-Açu e Praia Dura, das 9 às 15 horas.

A hepatite é uma inflamação do fígado causada por vírus e quase sempre sem sintomas.

A doença pode ser transmitida por sangue contaminado presente em objetos (agulhas, alicates de unha, aparelhos de barbear), pelo uso de material não esterilizado na colocação de piercing, na realização de tatuagens e em procedimentos cirúrgicos ou da mãe portadora do vírus para o filho, principalmente no momento do parto. Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993 também podem ter adquirido Hepatite C. O sexo desprotegido também pode transmitir as hepatites B e C.

Nas unidades de saúde, além da testagem, também é aplicada a vacinação contra a hepatite em adultos, além de rodas de conversa, distribuição de materiais de orientação e preservativos.

Comentários