ECONORTE

Secretaria de Saúde de Ubatuba promove atividade no Calçadão para prevenção da hanseníase




Ação acontece no dia 23, das 9h às 14h, e faz parte do Janeiro Roxo



Adormecimento de membros, sensação de formigamento ou de fisgadas, presença de caroços, placas, manchas brancas ou avermelhadas em geral com perda de sensibilidade a calor, frio, dor e tato, diminuição da força muscular e câimbras. Esses são alguns dos sinais de hanseníase, doença popularmente conhecida como “lepra”.

Como forma de chamar a atenção da sociedade sobre a doença e seu tratamento, as equipes da Vigilância em Saúde e da Atenção Básica da Prefeitura de Ubatuba participam na quinta-feira, 23, de uma ação de rua que acontecerá das 9h às 14h no Calçadão do Centro de Ubatuba.

A atividade integra o “Janeiro Roxo”, mês de combate e prevenção da hanseníase. Serão dadas orientação sobre identificação dos sinais e sintomas de hanseníase e seu tratamento. Nas unidades de saúde e no Ambulatório de Infectologia também acontecem procedimentos de busca ativa de contatos e orientação geral à população.



Saiba mais



Popularmente conhecida como lepra, a hanseníase ou Mal de Hansen é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e afeta os nervos e a pele. Se não for tratada, pode causar deformidades que muitas vezes levam ao isolamento social dos pacientes e à discriminação.

As partes do corpo mais afetadas são os olhos, as mãos e os pés. As manchas ou feridas também podem afetar a face, as orelhas, costas, nádegas e pernas. A região afetada apresenta perda de pelos, não pega pó e não sua.

A transmissão da hanseníase acontece por via aérea, quando pacientes sem tratamento eliminam os bacilos pelo aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse ou espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite a doença. Somente um pequeno percentual das pessoas que entram em contato com o bacilo, em torno de 5%, adoecem.

A pessoa com sintomas suspeitos deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para diagnóstico e encaminhamento a tratamento caso se confirme a doença.



----------------------------

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU



Texto disponível online em:

https://www.ubatuba.sp.gov.br/sms/janeiroroxo2020/




--------------------------------

Carreta da Mamografia em Ubatuba já realizou mais de 400 exames



Equipamento móvel permanece no município até 5 de fevereiro



A carreta da mamografia do Programa Mulheres de Peito está em Ubatuba desde o início de janeiro deste ano e, até a última sexta-feira, 17, já havia realizado um total de 401 exames preventivos ao câncer de mama.

O veículo equipado com mamógrafo e ultrassom está estacionado na Praça de Eventos da av. Iperoig, no Centro de Ubatuba, e permanece no local até 5 de fevereiro.

De segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, são ofertadas 15 vagas por livre demanda (sem necessidade de pedido médico) para mulheres com 50 anos ou mais, por ordem de chegada, mediante apresentação de RG e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Já outras 35 vagas, tanto de manhã quanto à tarde, foram preenchidas por agendamento prévio nas unidades de saúde do município. Para realizar a mamografia, mulheres de 35 a 49 anos devem apresentar o encaminhamento médico. É necessário levar ainda o cartão SUS e o documento de identidade (RG).



-----------------------------------

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU

Comentários