ECONORTE

"Lavanderia Solidária" auxilia mais de 500 pessoas afetadas pelas enchentes em São Sebastião


Celso Moraes/PMSS






Uma carreta estacionada em frente à Escola Municipal da Topolândia nesta segunda-feira(19) fez a lavagem e secagem das de roupas das famílias que sofreram com as chuvas que atingiram a cidade na última semana.

Com capacidade para lavar 15 mil peças de roupas por hora a estimativa é de que mais de 500 pessoas tenham sido beneficiadas com a ação que fez a lavagem de quase duas toneladas de roupas.

A ação é fruto de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Igreja Adventista do Sétimo Dia de São Sebastião por meio da Agência de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais (ADRA).

Além da lavanderia, voluntários da igreja também forneceram alimentação que foi produzida em uma cozinha instalada na própria carreta e com capacidade para produzir nove mil refeições por dia. Os voluntários da igreja também ajudaram as famílias atingidas pelas chuvas na limpeza de suas casas, na doação de alimentos, de utensílios domésticos e de higiene.

Segundo Fernando Begnalia, pastor da Igreja Adventista de São Sebastião, mais de 500 pessoas foram beneficiadas pelos serviços voluntários nos dois dias de realização da "Lavanderia Solidária", com uma estimativa de aproximadamente duas toneladas de roupas lavadas. "A gente visa atender os aspectos básicos para a vida digna de um ser humano, o primeiro é físico, pois com toda essa situação, você acaba se valorizando mais quando tem a possibilidade de ter roupa limpa e um certo conforto na sua casa, por esse lado, influenciado pelo primeiro vem o segundo aspecto, que é o psicológico, e o terceiro, mas não menos importante, é o espiritual, que nós como crentes em Deus fazemos com nossos recursos", disse Begnalia.

Uma das voluntárias, a presidente do Rotaract – Grupo de Jovens do Rotary de Caraguatatuba, Jéssica Helena da Costa, comentou sobre a importância da ação. "Por um lado é triste ver o semelhante sofrer, mas é muito gratificante poder fazer algo ao próximo, como fazemos aqui. Toda questão que envolve direitos básicos é complicado, então nosso dever é dar esperança oferecendo aos que precisam limpeza e higiene básica, o que faz uma diferença e tanto", disse ela.

Canto do Mar

No domingo (18/02) a carreta estava estacionada em frente a Escola Municipal Professora Joana Alves, localizada no bairro do Canto do Mar.

Comentários