ECONORTE

Alunos da Enseada e Caraguatatuba debatem valorização da vida





Estudantes da escola municipal Cynthia Cliquet Luciano, localizada na Enseada, Costa Norte, receberam a visita dos alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, de Caraguatatuba, que direcionaram uma roda de conversa sobre a série “Os 13 porquês”, na última semana.

A ideia dessa reunião surgiu devido a participação das duas escolas na Arena Discursiva – A desconstrução afetiva do jovem no século XXI, que foi realizada em setembro na cidade de Caraguatatuba, e trouxe uma advogada, uma psicóloga e um educador para tratar do tema Valorização da Vida e a série “Os 13 porquês”.

Baseada no livro de mesmo nome a série acompanha o personagem Clay Jesen que, ao voltar da escola, encontra na porta de sua casa uma caixa com seu nome. Ao abri-la encontra fitas-cassete gravadas por sua colega de classe e paixão secreta Hanna Baker, que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas gravações Hanna explica as treze razões que a levaram a decisão de tirar a própria vida.

Em cima disso foram associados temas aos personagens de “Os 13 porquês”, como violência, estupro, bullying e homossexualidade. A partir daí foram discutidos aspectos da série, os motivos que tenham levado Hanna a fazer essa escolha, se ela foi vítima ou responsável pela decisão e, o mais importante, o que pode ser feito para evitar tudo isso.

Carla Andressa Costa, diretora da escola, contou que a escola tem trabalhado ao longo de todo o ano o tema valorização da vida, e que há uma grande preocupação com os estudantes. “Esses encontros fazem com que nossos alunos comecem a repensar na importância de suas vidas trazendo à tona a essência de cada um”, ressaltou Carla.

A aluna Vitória Mejia, 14, diz que a atividade foi muito legal e interessante, e que aprendeu muitas coisas. “Aprendi que às vezes precisamos ouvir mais as pessoas sem julgar elas, e que nossos pais às vezes estão ocupados para dar atenção para gente mais isso não significa que eles não se importem”, declarou Vitória.

Comentários