ECONORTE

Alunos de escola da Marafunda participam de “Festival Curta no Celular”






Estudantes concorrem à final, mas já levaram premiação de “Honra ao Mérito”



Crianças da Escola Municipal Prefeito Silvino Teixeira Leite, localizada na Marafunda, com o apoio do Grupo Setorial de Fotografia Cinema e Vídeo da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), estão participando do "3º Festival Nacional Curta no Celular", com o vídeo "Comer E Aquecer: Uma História calorosa."

Elas fazem parte do programa Mais Educação – uma parceria da secretaria de Educação de Ubatuba com o Governo Federal, que desenvolve atividades extras como leitura, matemática, contação de história e teatro com alunos do 1º ao 5º ano (8 a 11 anos)

A iniciativa foi uma ideia da professora de leitura, Ana Maria Manzano, juntamente com William da Silva Costa, funcionário da Fundart, morador do bairro e voluntário na escola, que inscreveram as crianças no Festival Curta no Celular.

Os pequenos desenvolveram o roteiro, gravação e edição e foram comunicados que já foram contemplados com prêmio de “Honra ao Mérito”- além de, ainda, estarem concorrendo à final nacional.

“O trabalho foi desenvolvido com todos os participantes do projeto. O melhor vídeo foi escolhido e inscrito, representando a escola. O prêmio de honra ao mérito será entregue na próxima segunda-feira, 28, em Taubaté”, explicou a diretora Maria Luiza da Rocha Silva. Ela ainda acrescentou que a unidade participa constantemente de concursos e que isso é uma forma de incentivas os estudantes.

O Festival wCurta no Celular é um concurso audiovisual de abrangência nacional que visa incentivar a produção de curta metragens através da tecnologia móvel como celulares e tablets. Realizado na cidade de Taubaté, o festival é desenvolvido e executado pelo Instituto Entenda, entidade pública (Oscip) cuja finalidade é apoiar e desenvolver ações por meio de programas de inserção social em várias áreas, entre elas a cultura e arte.



O trabalho

O vídeo está disponível no youtube e pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=E3iKPFFFrqg

Sinopse: Para fazer um trabalho escolar, um grupo de alunos de teatro se reúnem no calor de uma sala, para criar uma história : Por que acontecem mudanças climáticas?

Ficha Técnica: Gênero: Ficção - Duração: 03:22 - Locação: EM Prefeito Silvino Teixeira Leite - Direção: Prof. Ana Maria Manzano Moreno e Fotógrafo Wiliam Costa - Atores: Alunos da EM Prefeito Silvino Teixeira Leite no Projeto “Teatro e Contação de História” - Roteiro: Inspirado no conto “ Festival vegetariano” de Miyazawa Kenji - Assessoria na adaptação e correção de textos - Dra. Ceci Maria Honório.







-----------------------




Fonte: Secretaria de Comunicação Social / PMU

Comentários