ECONORTE

Viva e Deixe Viver promove Fórum de Humanização da Saúde em Ubatuba







Primeira edição acontece no dia 8 de julho, na sala de convenções do Ubatuba Palace Hotel.

Inscrições gratuitas no site http://www.vivahumanizacao.org.br



No dia 8 de julho acontece a primeira edição do Fórum de Humanização da Saúde em Ubatuba (SP), promovida pela Associação Viva e Deixe Viver. O evento terá como tema “Saúde acolhedora na hospitalização e desospitalização: o empoderamento do paciente e sua família na aderência ao tratamento integral”, dando visibilidade às principais questões relacionadas ao universo da Saúde.



“Como Contadores de História voluntários, sabemos que a área da Saúde não pode ficar isolada. As crianças e adolescentes hospitalizados, que recebem nosso atendimento, por exemplo, devem ser alvos contínuos de políticas públicas e iniciativas particulares que garantam o acesso à Educação e à Cultura. Queremos destacar iniciativas importantes nessa área”, adianta Valdir Cimino, presidente e fundador da Viva.



Realizados desde 2001, os Fóruns de Humanização da Saúde têm o objetivo de reunir os agentes de transformação para discussão, aprimoramento e disseminação da humanização hospitalar. As edições do evento acontecem em várias cidades brasileiras, oferecendo uma programação que inclui rodas de conversas e palestras. A iniciativa tem tido grande êxito em estimular a percepção dos estudantes e profissionais da saúde sobre o acolhimento, a comunicação interpessoal na hospitalização até a desospitalização e o desenvolvimento do trabalho voluntário na saúde.



Os fóruns estão inseridos no projeto Viva Humanização, que promove as boas práticas da gestão do bem-estar entre os sujeitos que produzem saúde.



Neste ano o tema é “Cultura, Educação, Saúde e Voluntariado” e, além das discussões, será apresentada uma pesquisa inédita sobre a desospitalização, um dos maiores problemas de nossa saúde com grande impacto na economia do Brasil.



Confira a programação do Fórum Viva Humanização:



-8h Credenciamento



- 9h Abertura

Associação Viva e Deixe Viver

Valdir Cimino

Livro Comunicar para Humanizar ou Humanizar para Comunicar?

Violeta Dib

Pesquisas da Viva + Comitê de Humanização

Santa Casa de Ubatuba

Dr. Fânio de Souza Santos (Provedor e Advogado)

Dr. Antonio Eugênio Delfino (Diretor Hospitalar)

Roseane Aparecida dos Santos (Gerente de Enfermagem)

Dr. Antônio Pozzo (Médico Clínico Geral)

Dra. Diana Rangel (Médica na Pediatria)

Roda de Conversa Minha Vida, Meu Livro - Conversas de Enfermagem



- 13h às 13h45min Almoço – livre



Apresentação de Circo com as crianças da escola Convívio das Artes



MicroTodos, a microbiologia a serviço da cidadania

Dra. Maria Ligia Coutinho (Bióloga e Doutora em Bioquímica dos Microorganismos)



Doulas do Grupo Pétala

Marina Pedrosa, Rafaella de Aguiar Costa, Michele Aquino e Joana Pacheco



Programa Primeiríssima Infância

Dra. Maira Mendonça Lobo



Mesa Redonda *Intersetorialidade

Mediação Violeta Dib ( Psicóloga Social)

Dr. Alessandro Cacciatore (Secretário da Saúde)

Hélio José de Paula (Secretário da Educação)

Pedro Paulo Teixeira Pinto ( Presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba)

Luiz Antônio Bischol (Secretário de Turismo)



Agradecimentos

Violeiro do Sertão de Ubatumirim



Fórum/Roda Conversa: Saúde, Educação e Voluntariado - Em 2001, Ano Internacional do Voluntário, a Associação Viva e Deixe Viver recebeu o convite do Centro de Voluntariado de São Paulo e Prefeitura de New York City/USA para participar das atividades relativas às comemorações deste movimento mundial promovido pelo Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU). A Viva, por acreditar na causa da humanização, difunde desde então uma nova atitude tanto dos profissionais de saúde como da sociedade atendida, que resulta na diminuição do tempo de internação, aumento da produtividade das instituições, melhoria dos processos de relacionamento dos profissionais de saúde com os pacientes, observância dos direitos dos pacientes e seus familiares.



Criados pela Viva para promover a Política Pública de Humanização da Saúde, os fóruns ganharam o apoio institucional do Ministério da Saúde – Politica Publica Humaniza SUS. No programa desta edição estão previstas palestras e apresentação de cases que visam contribuir para o debate do tema principal, “Saúde acolhedora na hospitalização e desospitalização: O empoderamento do paciente e sua família na aderência ao tratamento integral”.



Sobre a Associação Viva e Deixe Viver - Fundada em 1997, pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que conta com o apoio de voluntários que se dedicam a contar histórias para crianças e adolescentes hospitalizados, visando transformar a internação hospitalar num momento mais alegre, agradável e terapêutico, além de contribuir para a humanização da saúde, causa da entidade. Hoje, além dos 1.299 contadores de histórias voluntários, que visitam regularmente 90 hospitais em todo o Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas Droga Raia, Mahle Metal Leve, Pfizer, Estácio de Sá, Pernambucanas, Rede Globo e Supermercados Tauste.



Serviço:



Viva e Deixe Viver promove Fórum de Humanização da Saúde

Data: 8 de julho de 2017

Horário: das 9h às 17h

Local: Ubatuba Palace Hotel – R. Cel. Domiciano 500 - Ubatuba - SP

Entrada gratuita



Informações: http://www.vivahumanizacao.org.br

Comentários