ECONORTE

Funcionários da Santa Casa promovem ação contra doenças sexualmente transmissíveis no Carnaval





Fotos: Raell Nunes




Instituição de Ubatuba também cai na folia com blocos “Prevenção” e “Unidos do Perequê Açú”

Por Raell Nunes, de Ubatuba



O Litoral Norte, assim como em todo o Brasil, já está em clima de festa com a chegada do Carnaval 2017. Em Ubatuba, as atividades carnavalescas começaram a todo vapor e vão seguir até 1° de março com muitos blocos interativos.

Nessa época de festa, os participantes – principalmente os jovens – praticam muitas relações sexuais. Em muitas situações, no entanto, eles se esquecem da prevenção. Pensando nisso, os funcionários da Santa Casa de Ubatuba tomaram uma decisão: promover um movimento para conscientizar as pessoas a fazer sexo seguro, prevenir doenças e a gravidez não planejada.

Segundo a unidade hospitalar, haverá barracas de preservativos na rua Professor Thomaz Galhardo e na via Conceição – as duas estão nas imediações da instituição. A intenção do projeto promovido pela Santa Casa é que os foliões divirtam-se bastante, mas usem camisinha.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 260 mil pessoas convivem com o HIV e não se tratam. Além disso, por volta de 112 mil brasileiros têm o vírus e não sabem. Dados levantados pela Pense (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar) mostram que 35,6% dos jovens entre 13 e 17 anos não usam camisinha em sua primeira relação sexual. A assessoria da agência saúde informou que os casos de HIV/AIDS entre jovens de 15 a 24 anos cresceram 85% nos últimos dez anos.



Santa Casa na folia

Além desta conscientização nos arredores do único hospital da cidade, alguns funcionários da Santa Casa desfilam no bloco “Prevenção”, que vai passar pela avenida neste sábado (25) e segunda-feira (27), às 19h.

A Santa Casa também participará do bloco “Unidos do Perequê Açú”. No ano passado este bloco carnavalesco arrecadou 250 kg em gêneros alimentícios e doou integralmente à instituição. Eles ainda vendem abadás para ajudar a unidade hospitalar. O bloco sairá neste sábado (25), às 21h.

No Réveillon, a Santa Casa elaborou uma mensagem e distribuiu nas redes sociais alertando a população sobre os riscos de acidentes e possíveis prevenções. A cartilha viralizou e, por consequência, os índices de ocorrências na entidade decorridas de acidentes decresceu.

Pensando no Carnaval e na folia que toma conta de todos, a Santa Casa fez outra mensagem. O Tamoios News teve acesso com exclusividade. Leia na íntegra:

Olá amigos e foliões:

O Carnaval está se aproximando, e nós da recepção da Santa Casa de Ubatuba queremos alertar você, turista e morador da cidade, para os cuidados a serem tomados.

Ao sair de casa não se esqueça de:

-Portar todos os documentos (inclusive os menores de idade)

-Ter calma e paciência é de grande importância durante a circulação nas rodovias, pois como em todos os feriados, o movimento é mais elevado.

-Se for beber, não dirija!

-Caso se sinta ameaçado, disque 190, assim evitando provocações e brigas alheias.

-Para aqueles que vão curtir o Carnaval de rua, teremos barracas de preservativos na rua Prof. Thomaz Galhardo e na rua Conceição, ambas em torno da Santa Casa.

-Lembre-se: quem se ama, se cuida. E quem se cuida, se protege!

Bom Carnaval a todos!



Comentários