ECONORTE

Tocha Olímpica se despede do Estado de São Paulo com passagem por Ubatuba









Raell Nunes



Com segurança ostensiva da Polícia Militar, Rodoviária Federal e Municipal, milhares de pessoas acompanharam a passagem do símbolo olímpico por Ubatuba

Por Raell Nunes, de Ubatuba



A Tocha Olímpica chegou a Ubatuba por volta das 12h desta quarta (27). Esta foi a última passagem da tocha no Estado de São Paulo, que agora seguiu para o Rio de Janeiro. Vinda de Taubaté e São Luiz do Paraitinga, seu trajeto pela cidade do Litoral Norte começou pela rodovia Oswaldo Cruz, no bairro do Ipiranguinha, na rua da Cascata e depois seguiu ao Trevo Caiçara.

O percurso se estendeu pelo centro do município, incluindo as vias: Thomaz Galhardo, Domiciano, Ernesto Oliveira. De lá, seguiu para o Itaguá. Na Avenida Iperoig, a Tocha embarcou em canoa caiçara. Adiante, houve a solenidade de chegada do símbolo olímpico – o fogo de Zeus – na Praça de Eventos.

No 86º dia de viagens pelo país, a chama percorreu por 8 km, que segundo a organização, foi o trajeto mais longo do Estado de São Paulo. Ainda na quarta-feira, ela segue para Paraty e Angra dos Reis.

De acordo com a comunicação da Prefeitura, foram 27 pessoas que conduziram o fogo dos jogos, sendo que seis foram selecionados por Ubatuba e os demais pelo Comitê Organizador.

Os representantes ubatubenses foram Jessica Argolo dos Santos, jogadora de vôlei; Patrick Campos Fonseca, jogador de basquete; Suelen Naraisa, surfista profissional; Luiz Claudio Graglia Cozza, que é triatleta. Idosos da região também participaram, tais como Maria Machado, 87, Nelson Domingos Batista, 65, que é remador de canoa caiçara.

Além de toda a empolgação com a passagem da tocha, três grupos de cultura se apresentam na cidade. A banda Lira Padre Anchieta se apresentou na Avenida Iperoig. Já o Fandango Caiçara e o Coral da Aldeia Indígena Boa Vista fizeram apresentações na Praça de eventos.

O espectador Luiz Fernando Oliveira, 23, disse logo na chegada da Tocha, que o evento é importante para a cidade, mas não deixou de relatar que o município precisa melhorar em vários aspectos.

Elaine Borges, 36, estava entusiasmada e afirmou que Ubatuba está dentre as cidades mais belas do mundo e merece esse tipo de evento. Para ela, o turismo na cidade deveria ter mais investimento.

Comentários