ECONORTE

Dersa promete 7 balsas para temporada de verão






Ditraf fará alterações no trânsito para evitar caos na região central de São Sebastião a partir do dia 19
Mara Cirino


A Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A prometeu que durante a Operação Verão 2015 haverá sete balsas para fazer a travessia entre São Sebastião e Ilhabela levando cerca de 500 carros por hora. Com isso, a estimativa é aumentar em até 50% o volume de veículos nas embarcações, em relação ao ano passado, quando operaram quatro ferry-boats com capacidade para 300 veículos por hora.
Dessa forma, o gerente de Travessias Litorâneas da Dersa, Ruy Pinheiro de Oliveira Junior, calcula que são em torno de 500 veículos atravessados por hora, reduzindo, dessa forma, as famigeradas filas. Segundo ele, a FB-11 está prevista para chegar no próximo dia 19 após ser reformada e modernizada por quase um ano a um custo estimado de R$ 3,3 milhões. “Elas já está no Estaleiro da empresa em Santos e no segundo semestre de dezembro virá para o estaleiro de São Sebastião”.


Via única


O anúncio foi feito durante coletiva à imprensa realizada na Secretaria de Segurança Urbana (Segur), onde sua equipe e a chefiada pelo secretário da pasta, Múcio Alvarenga, fizeram mais uma reunião para definir os ajustes necessários para a temporada de verão que visam evitar o caos registrado no ano passado quando até briga generalizada saiu entre os usuários da balsa e o trânsito ficou travado, em especial, na Vila Amélia. Uma das medidas a serem adotadas é tirar o estacionamento da rua Minas Gerais para que sejam formadas duas filas paralelas para quem vai para a balsa pelo sistema tradicional. Outras duas mãos ficam para o trânsito local. Assim, quem vem da região norte com intenção de acessar a balsa deve passar pelas ruas Nossa Senhora da Paz, Domingos Tavolaro e Cidade de Santos, saindo atrás da Rodoviária de São Sebastião e alcançando a rua Minas Gerais, seguindo pela rua Piauí e avenida do Outeiro (rua de acesso ao porto e balsa).
No caso de Hora Marcada e Prioridade, a Divisão de Tráfego (Ditraf), ligada à Segur, vai desviar o tráfego pela rua da praia para acesso à avenida da Basa. Por conta disso, o ponto de ônibus existente próximo ao embarque/desembarque, será transferido temporariamente para a Rua da Praia, próximo à Delegacia da Capitania dos Portos. Este esquema está previsto para até o dia 15 de janeiro.
Agentes do Ditraf, da Guarda Civil Municipal e da Guarda Patrimonial, um efetivo de cerca de 200 pessoas, serão usados para orientar os condutores sobre os caminhos a seguir, bem como deverão ser colocadas placas de sinalização para ajudar no controle.


Guarda Mor


Conforme a Segur, ainda a partir do dia 19 de dezembro outra medida adotada para melhorar o fluxo de veículo será a proibição de estacionamento na avenida Guarda Mor Lobo Viana nos horários de picos. Assim, das 7h às 10h a proibição é para quem vai sentido norte/sul e das 17h às 19h no lado contrário. Durante o dia, esses trechos poderão ser usados com o pisca alerta ligado pelo período de 15 minutos. “Mas a proibição começa no período que o fluxo aumenta”, reforça o secretário Múcio Alvarenga.
Essa preocupação é em função do trânsito esperado para a balsa bem como o local e ainda de turistas que vão para as praias de São Sebastião, em especial na direção da Costa Sul.
Ainda nos dias 19 e 26 de novembro e 2 de janeiro de 2015 a feira livre que tradicionalmente na rua Ilhabela será transferida, com anuência dos feirantes, para a rua Jaime Scaramelli, também na Vila Amélia.


Ocupação


Quem também esteve presente na coletiva foi o presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião (Acess), Eduardo Cimino, que chamou a atenção que a taxa de ocupação na hotelaria já está em 90% para até o dia 25, sendo 100% ocupada pelos 10 dias seguintes. “Isso significa fluxo na só de carros que vão para Ilhabela como os turistas que ficarão em São Sebastião”.






Foto: Jorge Mesquita/IL

Comentários