ECONORTE

Instituto de Pesos e Medidas regulariza taxímetros


Instituto de Pesos e Medidas regulariza taxímetros

Instituto analisa regularidade de documentação e taxímetros nos veículos da cidade
Os taxistas de Ubatuba passaram no último dia 19 pela verificação anual obrigatória de seus taxímetros, através de inspeção do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem).
A verificação aconteceu das 9h às 16h, partindo da Rua Leovegildo de Vieira, no bairro de Itaguá. Os plantões do Ipem servem também para validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo do taxímetro.
No caso de taxistas autuados com taxímetro irregular, são dez dias para entregar defesa ao Ipem. As multas são de R$ 500 a R$ 5 mil e em caso de reincidência dobram de valor.
Os taxistas tiveram que apresentar o alvará de estacionamento dado pela prefeitura, as certificações de propriedade do veículo e verificação do IPEM, no último exercício, as guias de recolhimento da União (GRU) paga e a de serviço, que é emitida por uma oficina que deve ser credenciada ao órgão.
Ipem recomenda: Fique de olho - O taxímetro verificado pelo IPEM conta com um lacre amarelo, impedindo acesso às regulagens e um selo do Inmetro contendo a data da verificação. O lacre não pode estar rompido.
O valor da bandeira é determinado pelas prefeituras de cada cidade.
No caso de Ubatuba, ainda não existem documentos da prefeitura para regularizar a situação de cobrança das corridas. Segundo o presidente da Associação dos Taxistas, Walter José Vieira, nenhum taxi estava irregular na verificação do Instituto.
De acordo com Vieira, um Projeto de Lei (PL) está em vias de ir para a Câmara para votação. “Estamos discutindo junto ao chefe de gabinete da prefeitura, Luiz Gustavo Pereira. O PL incorpora inclusive a adesivação obrigatória dos carros com informações de cobrança, distancia e valores. Também está contido adequações em pontos de taxi para portadores de deficiência física. Provavelmente o PL vai para aprovação ainda este mês”, explicou Vieira.
O presidente acrescenta que também está em discussão o reajuste de valores. “A prefeitura recebeu nosso documento e declarou que esta adequação de valores é fundamental”.
A prefeitura foi procurada para se posicionar sobre a situação deste PL, porém não respondeu. O Ipem informa que deve-se observar o horário da corrida e se está em bandeira ‘um’ ou ‘dois’.
O consumidor com dúvidas ou perceber situação irregular deve denunciar.
A Ouvidoria do IPEM conta com telefone gratuito 0800 013 0522 e e-mail: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.
Primeiro curso para taxistas - Vai acontecer na próxima semana, de acordo com Vieira, o primeiro curso de qualificação de profissionais taxistas, após autorização da prefeitura.
“Este curso vem cumprir a Lei Federal de capacitação dos profissionais. Serão quatro dias com 28 horas de aulas que tratam desde a mecânica do veículo até o relacionamento do motorista com o trânsito e passageiros”, afirmou Vieira.






Foto: Divulgação/IPEM

Comentários