Ubatuba inaugura o monumento em homenagem ao Marco da Paz e reinaugura a imagem de São José de Anchieta, personagem histórico para o Brasil e principalmente para o município
Patrícia Rosseto
O prefeito de Ubatuba, Maurício Moromizato (PT), inaugurou no aniversário de 377 anos da cidade, o Marco da Paz e comemorou a reforma da imagem do Padre José de Anchieta, canonizado este ano e o lançamento este mês do concurso público municipal.
“Com muita alegria conseguimos um marco para o futuro, que será este concurso público e é uma honra ter um Marco da Paz no município”.
Moromizato agradeceu a presença do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS) a quem apontou como um amigo por afinidades apesar de diferenças políticas.
“Somos os dois prefeitos, os dois palmeirenses e dentistas, não deixamos nossas divergências partidárias atrapalhar”, declarou.
Ainda falando de divergências, o prefeito afirmou que o Marco da Paz representa o país.
“O Brasil nasceu para ser um país de paz e nossas diferenças tem que ter limites. Devemos nos respeitar e ter diálogos com outras crenças”, afirmou.
O prefeito previu que os eventos em comemoração ao aniversário da cidade seguirão em paz.
O bispo da diocese de Caraguatatuba, Don Jośe Carlos Chacoroski acredita que a inauguração do Marco é muito importante, assim como a reinauguração da imagem de São José de Anchieta.
“José de Anchieta escreveu o poema a Virgem Maria nas areias desta praia (Iperoig). Ele foi o apóstolo do Brasil, um grande homem que ajudou na busca da paz entre colonizadores e índios, fundou o Colégio Jesuíta em São Vicente (SP) e São Paulo. Mergulho na história do país”. Declarou.
Rose Mary de Freitas, escultora, cuidou durante cerca de três meses da reforma da imagem de Padre Anchieta. Segundo ela o mau estado era fruto de vandalismo. “A imagem estava sem partes da cabeça, sobrancelhas e sem os braços. Os pés estavam quadrados. Além da gola da batina ser da ordem dos franciscanos, que não corresponde a do padre”, explicou. Ela acrescenta que foram necessárias pesquisas e que a padres ajudaram para dar fidedignidade da imagem. “Fiz com muito amor. Usei basicamente materiais de construção civil, como cimento e ferro”, declarou a artista.
O presidente da Companhia Municipal de Turismo (Comtur), José Lindolfo Candinho, apontou que um dos motivos do investimento é atrair outro segmento de turismo, o religioso.
“Contamos com a parceria da prefeitura e com apoio da Diocese de Caraguatatuba”, disse.
Antônio Brancatti, artista responsável pelo Marco da Paz, esteve presente e com seu forte sotaque italiano declarou que a paz é a esperança de amanhã.
“Que Deus conceda a todos uma mensagem de amor, fortalecendo a esperança e unindo uns aos outros”, disse.
A servidora pública Elizabeth Rodrigues Barreto, 56 anos, disse que espera que a imagem reinaugurada de São José não seja vandalizada.
O casal Iraci Cabral Padro, 61 anos, dona de casa e Edilson de Oliveira Prado, 67 anos, aposentado, acreditam que o Marco e a imagem são muito significativas para as pessoas de paz.
“Somos pessoas de paz e este desejo existe no coração de todo ser humano. Estamos muito felizes”, declarou Iraci.
Para conhecer mais sobre o Marco da Paz, acesse o portal: www.marcodapaz.com.br
Comentários
Postar um comentário