ECONORTE

IBGE aponta que região tem mais de 310, 2 mil habitantes






Ilhabela foi o município que mais cresceu nos últimos 10 anos, conforme dados do instituo e Ubatuba teve o menor índice de crescimento
Mara Cirino


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última semana as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2014. Com base nesses dados, a população do Litoral Norte é de 310.240 moradores, um crescimento em torno de 17,45% em relação ao ano de 2004. O município que mais cresceu neste período foi Ilhabela, cerca de 28,56%.
Estima-se que o Brasil tenha 202,7 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento de 0,86% de 2013 para 2014. O município de São Paulo continua sendo o mais populoso, com 11,9 milhões de habitantes, seguido por Rio de Janeiro (6,5 milhões), Salvador (2,9 milhões), Brasília (2,9 milhões) e Fortaleza (2,6 milhões). Os 25 municípios mais populosos somam 51,0 milhões de habitantes, representando 25,2% da população total do Brasil.
As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios.
De acordo com o IBGE, o Litoral Norte em 310.240 habitantes quando em 2004 esse número era de 264.137 (17,45%). Ilhabela passou de 24.580 moradores para 31.599, maior percentual da região. Na sequência vem Caraguatatuba que em 1º de julho contava com 111.524 habitantes, 20,85% a mais que em 2004 quando eram 92.283 moradores.
São Sebastião foi a terceira cidade em crescimento na região, passando de 70.427 para 81.718 (16,03) no período de 10 anos. Já Ubatuba foi o município que teve o crescimento mais baixo, saindo de 76.847 para 85.399 (11.13%).


Ajuda
Para evitar problemas como detectados na contagem censitária de 2002, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, explicou que deu todo o apoio necessário para a equipe do IBGE fazer a contagem correta no arquipélago.
“Fornecemos transporte para as comunidades tradicionais, fotos aéreas para que os dados fosse o mais próximo da nossa realidade”, disse lembrando que na outra ocasião houve a necessidade de fazer a recontagem dos números. “Tínhamos uma realidade até pela Secretaria da Saúde e os dados apresentados não correspondiam”, lembrou.
Hoje, ele destaca que embora o crescimento populacional de Ilhabela tenha sido o maior do Litoral Norte, é muito mais real e está na média do Litoral do Estado que é maior que em outras regiões. Um dos motivos, na sua avaliação, são as oportunidades oferecidas pela região como a exploração do Pré-Sal, ampliação do Porto, melhorias no sistema de acesso, assim como a qualidade de vida.
“Muitos empresários que tinham casa de veraneio te optado por trazer a família para morar na Ilha, fazem seus negócios via internet e ficam um ou dois dias em sua cidade de origem. Isso contribui para o aumento populacional”.
Por outro lado, Colucci destaca que de olho na ocupação irregular, tão logo assumiu fez concurso para contratar mais fiscais de forma a tornar a fiscalização mais eficiente. “Eles também são responsabilizados caso não desempenhem suas atividades”.


Realidade
Para o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, o crescimento apontado pelo IBGE aponta uma realidade que já se percebe no dia a dia. Ele analisa que hoje 50% das residências no município são de veraneio e a tendência são as pessoas se aposentarem e escolherem a cidade para morar. Entende que o preço disso é a infraestrutura, a qualidade de vida, itens que são considerados desafios para os administradores.
Mais uma vez ele volta a ressaltar a necessidade de melhorias no sistema de acesso, em especial a ligação entre Caraguá e Ubatuba, com a duplicação da Rodovia Rio-Santos (SP-55) e a implantação do Hospital Regional para atender a demanda do Litoral Norte. “São ações para melhorar a qualidade de vida dos nossos moradores e turistas”.
O prefeito de São Sebastião Ernane Primazzi, por meio de sua assessoria de imprensa, destacou que o aumento populacional requer também aumento nos serviços públicos oferecido à população. Segundo ele, o impacto de vizinhança causado pela Petrobras devido aos avanços do Pré-Sal, bem como a ampliação do Porto, são fatores determinantes para tal crescimento. “Portanto, temos de ser vistos de forma diferente pelos governos federal e estadual, no que tange a infraestrutura do município. Não podemos arcar sozinhos com os custos do desenvolvimento do país”, enfatizou Ernane.
O prefeito de Ubatuba, Maurício Moromizato, também que esse crescimento é em busca de oportunidade de emprego no setor de comércio e serviços, no caso, turismo, que é o que mais emprega, e mesmo qualidade de vida.
Destacou a importância da região para o desenvolvimento do país, por estar no eixo da Rodovia Dutra e região de Campinas.
Observou que seus colegas da região têm experiência e estão em um segundo manado enquanto ele vai completar dois anos, mas nesse período, entendeu que os governos do Estado e Federal precisam ver que o Litoral Norte cresce acima da média, mas cresce muito mais durnate a temporada e os recursos repassados são apra uma população de 310 mil habitnate se nao mais de 1,5 milhão registrado no verão.




Foto: Jorge Mesquita/IL


fonte Imprensa Livre

Comentários