ECONORTE

Trotes cobra irregularidades de comerciantes em nome do Procon





Procon pede atenção aos comerciantes da cidade para telefonemas recebidos em nome da instituição
Patrícia Rosseto


Ligações para comerciantes de Ubatuba, cobrando irregularidades e pedindo o comparecimento no órgão foram proferidas em nome do Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
De acordo com Joseani Aparecida Coelho das Neves, diretora da defesa técnica do Procon, as ligações foram trotes e a intenção é desconhecida.
“Pedimos a todos que fiquem atentos, não sabemos a origem das ligações”, explicou.
Andremar Marcondes Cardia, coordenador do Procon de Ubatuba, explicou que não existe nenhum tipo de tratativa deles que seja realizada através de telefonemas ou e-mails, apenas usam comunicados enviados pelo correio.
“O Procon quando exerce a proteção aos consumidores, é realizado apenas através de notificações em cartas, os e-mails para comunicação só podem existir após a existência de um número de documentação, definiu.
O Procon de Ubatuba registrou cerca de cinco casos na cidade.
Segundo o presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Márcio Gonçalves Maciel, mensagens e ligações falsas realizadas em nome de órgãos públicos e de empresas privadas, infelizmente são muito comuns e continuam a circular principalmente na Internet. Para ele, quadrilhas especializadas em crimes tentam obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras dos contribuintes.
“As mensagens e ligações estão a cada dia mais criativas e geralmente invocam “urgência”, iludindo o cidadão com a apresentação misturam instruções verdadeiras e FALSAS, muitas vezes usando nomes e timbres oficiais. É preciso estar atento e NUNCA passar nenhuma informação por telefone. Na dúvida procure sempre o órgão competente”, alertou o presidente da ACIU.




Foto: Patrícia Rosseto/IL

Comentários