ECONORTE

Flai” reúne escritores e aventureiros do mar e do ar





Envolvendo a plateia, de maneira descontraída, o escritor e aventureiro Maurício Rosa promoveu uma aula de culinária embarcada
Promovida pela Secretaria Municipal da Cultura e pela Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), a Flai (Feira Literária de Aventura de Ilhabela) repetiu o sucesso de sua primeira edição ao reunir na Vila palestras de grandes escritores e aventureiros na última semana, entre 19 e 26 de julho, durante a Semana Internacional de Vela.
A feira mais uma vez conquistou os expectadores que puderam “embarcar” em grandes aventuras que se transformaram em páginas. “A segunda edição da Flai surpreendeu no que diz respeito à participação de palestrantes e público. A aceitação foi imediata, inclusive alguns que não participaram nesse ano já deixaram consignado para a terceira edição em 2015”, comentou o secretário de Cultura de Ilhabela, Nuno Gallo.
Aventuras no ar e no mar
Na última quinta-feira, Zé Paulo contou como foi velejar na Amazônia; Sérgio Amaro Gomes e seus filhos Jonas e Carol contaram suas “Travessuras no Atlântico”; o secretário de Turismo de Ilhabela e grande nadador Harry Finger relatou como atravessou o Canal da Mancha; o piloto de ultraleve MikeBuser falou ao público sobre seus vôos por diversos lugares da América. A Flai deste ano contou inclusive com noite de autógrafos por Adrian Kojin, escritor do livro “Alma Panamericana”.
O velejador e escritor Murillo Novaes abriu a série de palestras na sexta-feira falando sobre a história do America´s Cup. Em seguida, Wlademir Juliano Treis mostrou como foi sua viagem da Sardenha para o Brasil, a bordo de um pequeno veleiro de madeira e seu documentário “Gosto de Sal”. De maneira descontraída e com muita interação com a plateia, fechando a noite da sexta-feira, o escritor e aventureiro Maurício Rosa promoveu uma “aula-show” de culinária embarcada, apresentando uma receita de sanduíche de carne seca que foi degustada pela plateia.
Já no sábado, o jornalista Alfredo Nastari falou das mudanças climáticas e equilíbrio global. “Rota Boreal” foi o nome da palestra dos aventureiros Maristela Colucci e Beto Pandiani que falaram da “Expedição Rota Boreal” no Círculo Polar Ártico. Beto foi o primeiro velejador a conectar a Antártica ao Ártico num catamarã sem cabine junto com a fotógrafa Maristela. Encerrando o ciclo de palestras da Flai, o aventureiro Julio Fiadi apresentou seu livro “Rumo aos Pólos” que contando como alcançou os dois Pólos da Terra.






Foto: Vanessa de Paula/PMI

Comentários