ECONORTE

Plataforma educativa capacita pescadores do município






Iniciativa da Repsol Sinopec conta com apoio da prefeitura e tem objetivo de promover capacitação profissional da comunidade

A Plataforma Educativa Repsol Sinopec completa cinco anos em 2014 e com apoio da Prefeitura de Ubatuba retomou suas atividades nessa segunda-feira, o que acontende novamente em 11 de abril na Ilha dos Pescadores, região do Mercado de Peixe, centro.

Iniciativa da companhia em parceria com o Instituto Atlantis, a plataforma tem o objetivo de promover a capacitação profissional da comunidade litorânea e já atendeu mais de 10 mil pessoas em todo Brasil.

Gratuitos, os cursos oferecidos são Pescador Profissional (POP), Mecânica preventiva de motores, Gestão de resíduos de embarcações e Processamento de pescados. Para fazer sua inscrição, basta ir até a unidade móvel do programa, que funciona das 9h às 17 h, e fazer a matrícula.

“Estamos muito felizes por continuar oferecendo o curso POP, fundamental para a profissionalização do pescador brasileiro. Não há legado mais importante do que a educação para o desenvolvimento social”, afirma Gabriela Simões, gerente de Relações Externas da Repsol Sinopec.

Além da Marinha, a Plataforma Educativa conta com uma rede de parceiros que inclui a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), o SENAI e a fabricante de motores marítimos Yanmar.




Desde 2009, o programa passou por cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo e percorreu cerca de 40 mil quilômetros.

A Plataforma Educativa Repsol Sinopec opera por meio de um sistema itinerante, no qual as aulas são ministradas em uma unidade móvel de 12 metros de comprimento, equipada com computadores e kit multimídia, com capacidade para até 25 alunos por turma.

“Antes das atividades começarem, a Repsol Sinopec e o Instituto Atlantis realizam um trabalho prévio com a população local para levantar as principais demandas da comunidade, de forma que a unidade móvel também possa ser utilizada para atividades paralelas, como campanhas de vacinação, exames de saúde, doação de alimentos e agasalhos, palestras e esclarecimentos diversos à população”, completa Gabriela Simões.

“A parceria entre a prefeitura e a Repsol chega para fortalecer o setor pesqueiro ubatubense e regularizar a situação dos pescadores para cumprirem sua função dentro das garantias legais e dos padrões estabelecidos”, explica Maurici Romeu da Silva, secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento.

Para obter mais informações sobre as inscrições, envie mensagem para sergiogila@institutoatlantis.org.br.

Comentários