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Cidade fecha mês de janeiro com balanço positivo da temporada








Em Ubatuba, mais de 95% dos hotéis foram ocupados e mais de 1 milhão de turistas passaram pela cidade, que ficou em segundo lugar na geração de empregos

A Associação Comercial de Ubatuba divulgou uma pesquisa informal com os empresários o sobre a temporada de verão 2013/2014. A entidade além de fornecer cinco opções para as respostas (Ótima- acima de 10% em relação ao ano passado /Boa, até 10% a mais, / Igual ao ano passado- nem melhor e nem pior, / Ruim- até 10% abaixo em relação ao ano passado, / e Péssima- mais de 10% de queda em relação ao ano passado) solicitou aos empresários que destacassem o que a temporada teve de melhor , pior e que sugestões eles dariam para melhorar esse período.

Dos mais de 100 retornos obtidos, 35% classificaram a temporada como ótima- acima de 10% em relação ao ano passado; 30% Boa, até 10% a mais; 14% Igual ao ano passado- nem melhor e nem pior; 13% Ruim- até 10% abaixo em relação ao ano passado e; 8% Péssima- mais de 10% de queda em relação ao ano passado).

De melhor, os empresários destacaram que o ótimo movimento deveu-se ao sol/ permanência de tempo bom e boas condições climáticas, mas muitos também ressaltaram o policiamento e ações efetivas dos órgãos da cidade, inclusive da Associação Comercial de Ubatuba.

Já de pior, as críticas ficaram por conta da cidade esburacada, mas também foram muito citados aspectos como, “publico mal educado”, “farofa”, “falta de infra-estrutura da cidade como um todo”, “cheiro de esgoto em alguns pontos da cidade, “falta de água”, “preços abusivos”, “trânsito na cidade e nas estradas, informalidade”, entre outros.



Como sugestões, a maioria disse em melhorar a infra-estrutura e planejamento (desde iluminação, colocação de placas, até tapar buracos e limpar matos), investir na limpeza, fiscalização, qualificar os turistas, “pois qualidade que importa e não quantidade”, “taxar vigorosamente os ônibus/vans de excursão. O turista de um dia, não acrescenta absolutamente nada, aliás, espanta o bom turista”, disse um comerciante.

O presidente da ACIU, Márcio Gonçalves Maciel, disse que em conversa com alguns associados, a maioria está mesmo bem satisfeita com a temporada, mas todos dizem que Ubatuba precisa focar ainda mais no turismo de qualidade. “Os primeiros quinze dias de janeiro são considerados o período de maior movimento de turistas, que costumam lotar as praias a partir das festas de fim de ano, entre o Natal e o Ano Novo. Após esse feriado do dia 25 de janeiro, o movimento que costuma cair em até 50%, se manteve”, disse o presidente.



Ao ser questionado sobre Ubatuba ser o segundo lugar do Estado na geração de empregos, o presidente da ACIU disse que a economia de Ubatuba é baseada fundamentalmente no turismo. “Nosso comerciante, industrial e prestador de serviço vem ao longo dos anos, se profissionalizando e se estruturando para atender essa demanda crescente. O resultado reflete diretamente na geração de emprego e renda. Nós, da Associação Comercial de Ubatuba, comemoramos junto com todo nosso empresariado, essa marca significativa, uma vez que temos atuado de forma intensa na qualificação da mão de obra local, através de nosso programa Forma e de todo o fomento que realizamos em prol de nossa economia.

O importante é agora focarmos em ações para que nossa cidade tenha um calendário de eventos mais diversificado e organizado para que esses empregos criados sejam mantidos também na baixa temporada” concluiu.















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