ECONORTE

Ativistas e turistas resgatam caranguejos ‘despejados’ de mangue após chuvas





Voluntários fazem o resgate dos caranguejos e os devolvem ao manguezal
Mara Cirino


A forte chuva que caiu no último final de semana em Ubatuba por pouco não provocou um desequilíbrio ecológico. Milhares de caranguejos foram despejados do mangue, na praia de Ubatumirim, no extremo norte do município, e ficaram perdidos pela areia. Uma força-tarefa foi montada por ativistas da ONG Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba (Appru) e turistas que estavam no local para resgatar os bichos e leva-los de volta ao seu habitat.
Baldes, mãos e pás foram utilizados pelos voluntários para evitar a morte dos caranguejos. Com a chuva de domingo, já na segunda-feira moradores perceberam que havia algo errado quando a areia foi tomada pelos caranguejos ao longo do dia. Diante dos fatos, eles entraram em contato com o presidente da Appru, Antonio Augusto de Oliveira Neto que junto com outros ativistas foram ao local na terça-feira.
“Aproveitamos a presença de turistas na praia para orientar e contar com a ajuda deles no sentido de levar os bichos de volta ao mangue”, contou Neto. Segundo ele, alguns até estavam ‘caçando’ os caranguejos que estavam em abundância na areia, “mas nós fizemos uma trabalho de conscientização explicando os efeitos da coleta predatória e que eles estavam ali por uma problema da natureza e que era necessário que fossem devolvidos”.
Desafio aceito, Antonio Neto acredita que pelo menos 90% tenham sido devolvidos para o mangue. “Alguns morreram porque foram atropelados na praia – no local há tráfego de veículos – outros pelo sol forte e a areia fina, mas a operação pode ser considerada um sucesso”, diz o ativista.


Foto: ONG Appru/Divulgação

Comentários