Evento aconteceu no Ipiranguinha, bairro com o maior número de casos positivos da doença em 2013
Mais uma edição do Dia D de Combate a Dengue aconteceu no último sábado, em Ubatuba. Diferente de outros anos, quando o evento acontecia na região central, o local contemplado foi a Rua da Cascata, no Ipiranguinha, bairro mais populoso, com o maior número de casos positivos da doença em 2013.
O evento contou com diversas brincadeiras pedagógicas confeccionadas com materiais recicláveis, que podem ser criadouros propícios para o Aedes aegipty.
Além disso, houve a distribuição de kits de material educativo sobre a dengue, stand com amostra de larvas vivas e observação no microscópio, distribuição de algodão doce e pipoca, pintura facial, feirinha de doação de animais e divulgação com distribuição de material educativo sobre DST.
Para impactar e atrair a atenção dos pedestres e motoristas, além das faixas, banners e cartazes a respeito da dengue, o cenário exibia o trabalho dos agentes de endemias, tipos de criadouros e o fato da doença poder levar pessoas à morte.
De acordo com o relato de monitores presentes no evento, ficou evidente a alegria das crianças e o apoio da população à esta iniciativa, que une lazer e educação em prol da Saúde Pública do Município.
Esta ação foi organizada pela Divisão de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. Parceiros: Agentes Comunitários de Saúde do Ipiranguinha, Conselho Tutelar, representado por Gady Gonzalez, Escola Idalina e Programa Escola da Família, representado pelo vice-diretor José N. Silva.
Mutirões
Desde o começo do mês de novembro, aos sábados, Agentes de Controle de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde organizam mutirões no bairro do Ipiranguinha. O objetivo é eliminar criadouros e diminuir a infestação do mosquito transmissor da dengue.
Com a chegada do Programa Escola da Família na região, houve uma proposta de um novo tipo de mutirão para aumentar os esforços no Dia D de Combate a Dengue.
Grupos de adolescentes competiram entre si e receberam como prêmio um passeio para a Ilha Anchieta. Auxiliadas por monitores da Escola da Família e Agentes de Controle de Endemias, as equipes retiraram mais de 25 sacos de criadouros e aproximadamente 50 pneus (bicicleta, carro e caminhão) enquanto percorriam algumas ruas do bairro.
Segundo Jorge Ribeiro, chefe do Departamento do Controle de Endemias, a equipe da Secretaria trabalhou muito durante o ano para evitar uma possível epidemia e a parte operacional é essencial.
“Mesmo assim, é necessário sensibilizar o maior número de pessoas. Para isso estamos investindo na educação, em mobilização social, bem como na união dos diversos setores públicos, privados e da sociedade civil. Ainda neste mês realizaremos um balanço das ações de intensificação do segundo semestre de 2013”, explica Ribeiro.
Novas Edições
Durante o mês de dezembro, a equipe Educacional do Controle de Endemias organiza outros dois eventos nos mesmos moldes. Um no bairro Sesmarias (dia 07/12) e um no bairro Sumidouro (dia 14/12). Vale lembrar, em caso de chuva o evento será adiado para o sábado seguinte.
Foto: PMU
Comentários
Postar um comentário