ECONORTE

Ubatubense é eleito delegado na III Conferência Estadual da Igualdade Racial







Durante a III Conferência Estadual da Igualdade Racial do Estado de São Paulo, o servidor público ubatubense Ronildo Arcelino de Oliveira foi um dos 105 delegados eleitos e agora faz parte do grupo que representará o Estado de São Paulo na III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada de 5 a 7 de novembro, em Brasília. Além das discussões, o encontro teve apresentações de danças indígenas, ciganas e músicas negras.


Ronildo representou a Prefeitura de Ubatuba e defendeu a implantação de serviços médicos especializados no atendimento a população quilombola, com ênfase na detecção e tratamento de anemia falciforme, hipertensão arterial, diabetes, câncer de mama, mioma uterino, doenças psiquiátricas, alcoolismo e uso de drogas ilícitas. Ronildo é motorista da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social e preside a Sociedade Amigos do Bairro Jardim Ipiranga.


Propostas
No segundo dia da conferência, grupos de trabalho nas áreas de comunicação, terra e moradia, trabalho e geração de renda, comunidades de terreiros, participação política, saúde, educação, cultura, justiça e segurança, além do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, analisaram 320 propostas para o fortalecimento das políticas de promoção da igualdade racial aprovadas nas etapas regionais realizadas em 18 municípios.
Desse total, 60 propostas foram escolhidas. Entre elas: cotas para negros no serviço público e nas universidades estaduais, curso de capacitação para policiais civis, militares e guardas municipais sobre abordagem à população negra em qualquer tipo de ocorrência, capacitação de profissionais da saúde para atendimento da população negra, indígena, quilombola e LGBT e também maior participação dos negros nos meios de comunicação.


Foram eleitos 105 delegados (63 da sociedade civil, 31 representantes do poder público municipal e 11 do poder público estadual). O grupo representará o Estado de São Paulo na III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada de 05 a 07 de novembro, em Brasília. Além das discussões, o encontro teve apresentações de danças indígenas, ciganas e músicas negras.

Comentários