ECONORTE

Parque Estadual Ilha Anchieta recebe festejos em homenagem ao padroeiro Bom Jesus




Além da Missa Campal, com cânticos de louvor e bênção, a ocasião foi aproveitada para realizar a soltura de uma tartaruga marinha reabilitada pelo Projeto Tamar
O Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) foi cenário de mais uma grande celebração em homenagem ao padroeiro da ilha, Bom Jesus no último sábado. O evento foi realizado por meio de uma parceria com a Comissão Pró-resgate Histórico da Ilha Anchieta e com a Paróquia Nossa Senhora das Dores.
A missa foi celebrada pelos padres Inocêncio Xavier e Cláudio Rodrigues e contou com a presença do grupo de jovens, ministros de eucaristia, coroinhas e representantes de diversas comunidades católicas.
Além da Missa Campal, com cânticos de louvor e bênção, a ocasião foi aproveitada para realizar a soltura de uma tartaruga marinha reabilitada pelo Projeto Tamar e também a inauguração de uma estátua doada pelos Filhos da Ilha, em homenagem ao padre e educador José de Anchieta, que empresta seu nome à Ilha.


Celebração histórica
Esta é uma comemoração histórica que era feita na metade do século XIX, em 1850, quando a Ilha Anchieta era chamada de Ilha dos Porcos. Naquela época, a ilha era um povoado da comarca de Ubatuba bastante habitada, que contava com casas, plantações, pequenos negócios, uma escola, uma capela e um cemitério. Já naquela época, no dia 6 de agosto, a Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos era feita na mesma capelinha que existe hoje.


Parque Estadual da Ilha Anchieta
Com 828 hectares de extensão, oito praias, natureza exuberante e uma grande biodiversidade, a Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do estado e um dos principais atrativos turísticos de Ubatuba. Além da famosa rebelião do presídio, o local também foi cenário de acontecimentos que fazem parte da história do Brasil.
Em 29 de março de 1977 a ilha é decretada como unidade de conservação, denominada Parque Estadual da Ilha Anchieta (Peia), administrada pela Fundação Florestal. Atualmente o Peia proporciona aos visitantes, um passeio cheio de encantos, mesclando o mar, a Mata Atlântica, a cultura e a história. Praias belíssimas, trilhas ecológicas em meio à Mata Atlântica, passeios pelas ruínas do antigo presídio e um dos melhores pontos para mergulho do Brasil são alguns dos atrativos oferecidos pelo Peia.


Foto: FF/Divulgação

Comentários