ECONORTE

Município promove Semana do Aleitamento Materno





O programa propõe o envolvimento da sociedade, governos e familiares das mães em período de amamentação
Iniciada a Semana do Aleitamento Materno apoiada pela Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura, na última quinta feira. A solenidade de abertura aconteceu no Sobradão do Porto com a presença de mães e seus bebês de vários bairros da cidade incluindo as comunidades indígenas.
Este programa é um esforço mundial que envolve mais de 150 países e o Ministério da Saúde incentiva a campanha como também propõe o envolvimento da sociedade, governos e familiares das mães em período de amamentação – “Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você.” O Ministério distribui folhetos de incentivo e informações e a Secretaria de Saúde de Ubatuba faz grande esforço para que esta ideia seja bastante difundida no município.


Para a Secretária de Saúde Ana Emília Gaspar, é preciso conscientizar a população de que o ato de amamentar é um direito tanto da mãe quanto do filho. É durante este período que laços sócio-afetivos são fortalecidos e o mais importante – até os 6 meses o leite materno possui tudo o que o bebê precisa para ter saúde.
O prefeito Maurício Moromizato (PT), presente no encontro, ressaltou que tem vínculo pessoal com este programa, pois sendo dentista e profissional da área médica sempre alertou e apoiou as mães a darem de mamar aos filhos. “No ato de mamar a criança desenvolve a face, fortalece as mandíbulas, aprende a ter boa respiração, além de ser excelente preventivo para a saúde bucal”, finalizou o prefeito.
No último domingo, aconteceu a primeira “Roda de Mães de Ubatuba” ou o “Mamaço”, como é carinhosamente chamado. Cerca de 40 pessoas entre nutrizes, gestantes e familiares se reuniram na orla no Itaguá. “Fizemos uma grande roda e compartilhamos experiências, foi engrandecedor e emocionante” disse a mãe e uma das organizadoras , Anna Gallafrio.


Foto: Divulgação

Comentários