ECONORTE

Feira Paulista de Assentamentos reúne comunidades quilombolas ubatubenses







A Feira Paulista de Assentamentos e Quilombos tem como objetivo fortalecer e apoiar as comunidades quilombolas do Estado
Através da parceria com a Fundação Instituto das Terras- a Itesp, aconteceu em Ubatuba no final de semana passado (16,17 e 18/8) a Feira Paulista de Assentamentos e Quilombos, que tem como objetivo fortalecer e apoiar as comunidades quilombolas do Estado de São Paulo. O evento contou com representantes dos quilombos de Ubatuba: Camburi, Casanga, Caçandoca e Fazenda Picinguaba, que mostraram sua arte, suas comidas típicas e ainda muitas atrações culturais com o apoio da FundArt.
Na abertura do evento, além de autoridades locais, Ubatuba recebeu Marco Pilla, diretor executivo do Itesp e da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que em discurso colocou a questão das comunidades quilombolas que se encontram dentro dos Parques Estaduais e que as restrições das leis ambientais prejudicam diretamente esta população.


“É fundamental que a titularidade das terras quando inseridas em terras públicas sejam passadas a estas comunidades. Acreditamos que só assim devolveremos a plena cidadania a estas comunidades e com o fortalecimento da agricultura familiar, garantir seu sustento.” ressaltou Pilla.
O vice-prefeito, Sergio Caribé entregou quatro kits para a montagem de padarias nos quilombos. Estes kits doados pelo Itesp fizeram parte de um curso de capacitação que atendeu os assentamentos da região de Ubatuba. “Devemos lutar para a manutenção e apropriação das terras destas comunidades. Temos muito que aprender com este povo que é arquivo vivo da nossa história”, destacou Caribé.


As comunidades instaladas em terras devolutas (terras públicas estaduais) são tituladas pelo Estado e a situação dos remanescentes dos quilombos de Ubatuba é preocupação e foco da Prefeitura, que entende o direito destas comunidades a propriedade e necessidade da regularização de suas terras para a preservação de sua cultura como também garantir a subsistência destas famílias.


Foto: Divulgação

Comentários