ECONORTE

Manifestantes param BR-101 por cerca de duas horas em Ubatuba






Ato teria reunido cerca de 500 pessoas, segundo informações da Polícia Militar
Segundo informações obtidas junto à Polícia Militar e à Polícia Rodoviária Federal (PRF), cerca de 500 pessoas participaram ontem de uma manifestação popular em Ubatuba. O trajeto incluiu as principais vias da região central da cidade e também um trecho da BR-101, entre os quilômetros 48-50 (do Trevo do Caiçara até a entrada do bairro Estufa 1), que chegou a ser interditado para passagem dos manifestantes, por cerca de duas horas, sentido Praia Grande, por volta das 15h-17h, de acordo com a PRF. Apesar da interrupção no tráfego, autoridades disseram que o protesto se deu de forma pacífica e sem ocorrências.


Tratado nas redes sociais como ato para melhoria da saúde pública na cidade, à pauta de reivindicações dos manifestantes foram acrescidas as de maior investimento e qualidade nos serviços públicos, especialmente saúde e educação; punições mais severas contra crimes de corrupção; e mais investimentos em ciência e tecnologia.


Segundo página do evento “Ato para melhoria da saúde pública em Ubatuba”, o manifesto vinha sendo planejado desde o mês de abril. Além desta, ao menos duas manifestações foram realizadas no município na última semana, organizadas pelas redes sociais. Na terça-feira (18), os manifestantes chegaram a ocupar o plenário da Câmara de Ubatuba. Na ocasião, cinco jovens expuseram suas ideias e análises a cerca do cenário urbano local. As principais críticas dos manifestantes recaíram sobre a situação de ruas esburacadas na cidade, acúmulo de lixo nas praias e situação da saúde e educação do município. Eles também pediram mais transparência ao Executivo.


Neste domingo, os manifestantes saíram da praça de Capricórnio, no Centro da cidade, e passaram pelas avenidas Thomaz Galhardo, Dona Maria Alves, Iperoig, Guarani e ruas 15 de Novembro e Taubaté, além da BR-101 e Praça da Baleia, antes de retornarem a Praça de Capricórnio. Segundo autoridades policiais, tudo transcorreu dentro da normalidade. Fotos do manifesto e outras palavras de ordem foram postadas por participantes depois do ato no Facebook, em uma página intitulada “Levanta Ubatuba”, de onde foram obtidas parte das informações para esta matéria e também as fotos, na falta de retorno de quem foi procurado pela reportagem para dar mais informações sobre a mobilização em Ubatuba.


Na pauta local da manifestação voltada à saúde do município estão entre as revindicações: zeladoria interna e externa na Santa Casa de Ubatuba; profissionais de limpeza ao longo de todo o expediente da unidade hospitalar; contratação de mais profissionais (médicos, enfermeiras e auxiliares, entre outros); melhorias nos atendimentos de pré-natal, recém nascido e puérpera; além da revitalização dos postos de saúde da cidade.


Foto: Taiane Lopes/ Levanta Ubatuba

Comentários