ECONORTE

Prefeito de Ubatuba debate no 3º VIP Convention a importância do aeroporto regional para Litoral Norte





Foto: Divulgação


O prefeito de Ubatuba, Maurício Moromizato (PT), confirmou sua presença no 3º VIP Convention – CVC que será realizado na próxima quinta-feira (4 de abril) no Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba. Na pauta, ele deve falar sobre os preparativos para regionalizar o aeroporto Gastão Madeira, instalado no seu município. Esse é mais um passo para o desenvolvimento do turismo das cidades que compõem o Litoral Norte.


Moromizato já iniciou diálogos com órgãos fiscalizadores e com o governo federal. Ele também já esteve com representantes do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).


“A Petrobras tem o interesse em operar algumas atividades utilizando o aeroporto, mas sabemos que são necessárias algumas adequações. Vamos potencializar essa ideia e discutir com as autoridades no assunto. Temos a exploração do pré-sal aí e queremos colher receitas para o município”, disse.


Para isso, ele já pensa no movimento que vai representar levar os funcionários para as plataformas. “Só ai o aeroporto já terá volume de passageiros constante, até porque quem fica quase um mês na plataforma, não vai morar na cidade, vai querer voltar para casa e um aeroporto é o caminho”.


Com uma pista de 940 metros de comprimento e largura de 30 metros, o Aeroporto Gastão Madeira atualmente faz mais de 5 mil operações ao ano, entre pousos e decolagens de aeronaves de pequeno porte. Com esse tamanho, segundo o prefeito, já é credenciado para receber aeronaves de médio porte. “Aumentando a pista em mais 200 metros, as grandes companhias, que usam aviões 727, já podem operar na cidade”, antecipa Moromizato. No local há ainda banco, posto de abastecimento de combustível e locadora de veículos. A unidade é administrada pelo Daesp.


Mas o prefeito fez questão de frisar que o aeroporto será mais um equipamento de desenvolvimento regional. “Teremos de pensar também no movimento comercial, oferecendo vantagens para atrair as empresas aéreas. O Litoral Norte tem muitas belezas para mostrar aos turistas”, citou.


Ainda durante o encontro, o prefeito de Ubatuba vai apresentar aos presentes as infraestruturas existentes para o desenvolvimento turístico da cidade para somar com o tradicional sol e praia. “Nosso pensamento está também no turismo de negócio e temos aqui o Centro de Convenções que pode ser utilizado o ano todo, independente do sol e do mar”, antecipou.


Para isso, ele antecipa que já fechou para meados de abri de 2014 a realização de um congresso que reúne secretários de saúde de vários municípios. “Estive agora no último que reuniu mais de 2 mil pessoas. Tive a oportunidade de ‘vender’ Ubatuba e vamos trazer no próximo ano”.


Para isso, ele espera concluir as obras ainda neste semestre já pensando na utilização ainda este ano para feiras e eventos. A área tem cerca de 3 mil metros quadrados e capacidade para 12 mil pessoas em vão livre. “Tem como vantagem estar próximo ao nosso aeroporto, restantes onde as pessoas podem ir à pé e facilidade para estacionamento”.


Esta é a segunda vez que Caraguatatuba é sede do VIP Convention – CVC, sendo a primeira em abril do ano passado onde o ponto fundamental das discussões foi à ampliação do aeroporto de São José dos Campos que a Associação de Hotéis e Pousadas (AHP) de Caraguatatuba pleiteou e parece ter dado frutos. No 2º VIP Convention – CVC, realizado em agosto de 2012 em São Vicente, na Baixada Santista, na pauta estava a reforma e ampliação do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá. Nesta edição, o mote será o aeroporto de Ubatuba entre outros assuntos ligados ao turismo.

Comentários