ECONORTE

Entidade ambientalista entrega lixeira em comércios do Itaguá










Ação faz para da campanha Itaguá Azul, em prol da balneabilidade da praia homônima
Cristiane Lopes


A entidade Amigos na Preservação, Proteção e Respeito por Ubatuba, a Appru, deu início à distribuição de 70 lixeiras a comerciantes da avenida Capitão Felipe, no Itaguá. Segundo Antonio Augusto de Oliveira Neto, o Neto, a ação integra o projeto Itaguá Azul, lançado em abril do ano passado, com o objetivo de diminuir a aparição de um dos principais cartões postais de Ubatuba, no rol de praias impróprias da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).


“Iniciamos a campanha em abril do ano passado com o objetivo de sensibilizar veranistas e moradores a fazerem a ligação de suas casas à rede coletora de esgoto. Montamos uma tenda na avenida Capitão Felipe, bem ao lado da ponte sobre o rio Acaraú, um dos mais poluídos e que deságua na baía do Itaguá, para sensibilizar as pessoas para a causa”, explica o idealizador do evento. Nos mutirões de limpeza promovidos pela Appru, os resíduos mais encontrados no rio, além de esgoto, são garrafas pet, diversos tipos de plástico, papéis, entre outros materiais. “As lixeiras foram doadas por um patrocinador do projeto e temos promovido a distribuição delas pelo comércio não só por conta dessa questão do lixo, mas para divulgar futuras ações da Appru ligadas ao projeto Itaguá Azul”.


Neto conta ainda que, graças a um patrocínio, a Appru contratou uma empresa ambiental para fazer a análise da água do rio Acaraú, que nasce no bairro da Sesmaria e deságua no canto direito da praia do Itaguá. “Nosso objetivo é traçar um raio x da poluição do rio para atacarmos a fonte do problema e cobrarmos dos responsáveis a reparação pelos danos causados ao rio e à praia. O resultado deste levantamento será divulgado, provavelmente na primeira quinzena de março, a toda comunidade e, posteriormente enviado ao Ministério Público da cidade, para que possa tomar as providências cabíveis com vistas ao combate da poluição do rio e, consequentemente, da nossa praia do Itaguá”, completou.


Foto: Divulgação/Appru

Comentários