ECONORTE






“Mangue Faz a Diferença” contra mudanças no Código Florestal mobiliza mais de cem pessoas

A preocupação com o futuro dos manguezais no Brasil mobilizou cerca de cem pessoas a saírem pelas ruas de Ubatuba em passeata, neste domingo. Diversas entidades ambientalistas se mobilizaram para realizar no município, a campanha “Mangue Faz a Diferença”, que está acontecendo em diferentes cidades e tem como principal objetivo, alertar a população sobre as mudanças no Código Florestal que podem trazer grandes riscos para o futuro deste ecossistema.
Com banners, cartazes, camisetas e apitos, o grupo caminhou pela orla da Praia do Itaguá, chamando a atenção dos transeuntes com frases do tipo “Use a consciência, Mangue faz a Diferença!” e pedindo o apoio da população para a causa. Pelo mar, surfistas e praticantes de stand up padle remaram junto com a passeata, empunhando cartazes em apoio ao movimento. O destino do grupo era a Praça Alberto Santos, mais conhecida como Praça da Baleia, onde foram montados estandes para esclarecimento e distribuição de panfletos, adesivos e fitinhas do movimento.
Uma grande faixa pintada com os dizeres “Veta, Dilma!”, aos poucos, foi ganhando assinaturas dos manifestantes e de cidadãos que por ali passavam, atraídos pela movimentação. Esta faixa representa um apelo à presidente Dilma, para que vete o novo Código, dando chance para que ele seja melhor elaborado, observando fatores como a importância da preservação dos manguezais. A Ong Ecosurfi, principal organizadora do evento do estado de São Paulo levará as faixas de Ubatuba e de outras cidades para Brasília nesta terça-feira, data em que o código florestal será votado no senado.
A gestora da Área de Proteção Marinha do Litoral Norte, Lucila Vianna, uma das organizadoras do evento, ressaltou o sucesso da mobilização em tão pouco tempo, já que o evento foi planejado com três dias de antecedência, com ajuda de redes sociais, parceiros e mídia regional. “Ficamos impressionados e felizes com a adesão de tantas pessoas. Gostaria de agradecer a colaboração e a participação de todos neste momento tão decisivo para o futuro do meio ambiente no nosso país. É muito importante que a população se informe, posicione-se e se manifeste, já que o novo código florestal afetará questões tão importantes para o meio ambiente.” 

MAIS NOTICIAS ACESSE
http://www.falacaragua.com.br/

Comentários