ECONORTE

Alunos do “Turismo do Saber” visitam Museu do Mar e o Centro Histórico



São Sebastião, terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Foto: Milton Fagundes | PMSS
Alunos aproveitam o banho de mar e também conhecem os principais pontos no Centro Histórico
Grupo também aproveitou para dar um mergulho no mar na Praia Grande
Os alunos do interior de São Paulo, através do programa “Turismo do Saber”, visitaram na manhã desta terça-feira, 17, o Museu do Mar e a Praia Grande, no Balneário dos Trabalhadores, em São Sebastião.
São 56 crianças do Ensino Fundamental – 37 de Anhembi e 19 de Conchas, na faixa etária de 9 a 11 anos, que estão visitando o município até sexta-feira, 20, e aproveitando para conhecer as belas praias e os pontos culturais e históricos do município.
Os estudantes visitaram o Museu do Mar, da Fundação do Mar (Fundamar), onde estão expostos os esqueletos de várias espécies marinhas, coleção de conchas e animais empalhados.
As crianças conheceram ainda a exposição de navios afundados na região do Litoral Norte, com mais de 20 navios, como no mar de Ilhabela, também conhecida como cemitério de navios. Além de uma canoa caiçara feita em madeira pelos caiçaras da região.
Em seguida, os dois grupos de alunos foram aproveitar o banho de mar na Praia Grande.
Centro Histórico
Na parte da tarde, as crianças também participaram de visitas monitoradas ao Centro Histórico.  Os dois grupos – de Conchas e de Anhembi, conheceram os principais pontos históricos do município como os canhões na Rua da Praia que os portugueses trouxeram para defender a cidade, em 1819.
O prédio da Sectur, construído no século XIX, onde funcionou o primeiro grupo escolar “Henrique Botelho”, no município. A Casa Esperança, a mais rica e antiga de São Sebastião. A Câmara Municipal e da Igreja Matriz, construída por volta de 1620, cuja construção foi feita de pedra com argamassa de areia, barro e cal de conchas. Na Igreja, as crianças conheceram a imagem de São Sebastião, padroeiro do município.
E ainda a Capela de São Gonçalo, construída por volta de 1600, onde foi instalado o Museu de Arte Sacra e se encontram os santos de barro antigos, a imagem de Jesus Cristo e peças antigas. Eles conheceram a sede do Ibama e a Casa de Câmara e Cadeia, construída nas primeiras décadas do século XIX, onde os vereadores se reuniam na época. 
Opinião
Para Noemi Fidelis, 10 anos, de Conchas, o melhor foi poder conhecer os esqueletos de vários animais marinhos.
Já na opinião dos alunos Vando Machado Júnior (10) e Patrick Donizete (11), também de Conchas, o que eles mais gostaram de conhecer foi o polvo, além de outras espécies. “Esta é a primeira vez que conhecemos o mar”, lembrou Vando.
O secretário municipal de Educação de Conchas, Faustino Assad, também acompanhou as crianças na visita ao Balneário dos Trabalhadores. Para ele, o programa “Turismo do Saber” é muito importante pela oportunidade única de os estudantes conhecerem as praias e as cidades do litoral.
Na visita ao Centro Histórico, Jonathan Gabriel de Oliveira, 9 anos, de Conchas, afirmou que gostou mais da Capela de São Gonçalo, pois conheceu vários santos. Kethlen Silva (10), de Anhembi, achou mais bonita a Igreja Matriz, por saber um pouco da história do município.
Programação
Nesta quarta, 18, na parte da manhã, eles irão à praia no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, com atividades esportivas; e à tarde, os estudantes participarão de uma visita à Ubatuba, em conjunto com os demais grupos de estudantes do programa que estarão nas três cidades do Litoral Norte. À noite acontecem as oficinas culturais na escola.
Já na quinta, 19, na parte da manhã, haverá o banho de mar na praia de Barequeçaba; à tarde, eles participarão de atividades esportivas e de um circuito pedagógico esportivo e de inclusão digital, na E.M. Maria Francisca; e à noite, está programada uma festa de despedida no Centro Cultural de São Sebastião Batuíra. Na sexta, 20, pela manhã, eles irão tomar o café da manhã na escola e voltarão às suas cidades.     
A delegação completa, composta por 66 pessoas (56 crianças, oito monitores e dois motoristas), está alojada na E.M. Maria Francisca de Moura Tavolaro, no Pontal da Cruz.
O programa “Turismo do Saber”, antes conhecido como “Interior na Praia”, é realizado através de parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado e as secretarias da Educação (Seduc) e de Cultura e Turismo (Sectur) de São Sebastião. 

Comentários