ECONORTE

Após reclamação, Sabesp promete concluir em um mês obras de esgoto na Estufa II







Saulo Gil

Uma moradora da Estufa II, na Grande Região Central de Ubatuba, procurou a reportagem do jornal Imprensa Livre para reclamar sobre as obras de instalação de rede coletora de esgoto no bairro. Segundo ela, desde o ano passado homens trabalham na região e, aparentemente, os serviços não estão avançando da forma adequada.
A reclamante diz que os trabalhadores estão há alguns dias sem fazer “nada”, sentados nas guias do bairro. Ainda de acordo com a moradora, um secretário municipal teria prometido a conclusão da obra para dezembro. “Já estamos em Janeiro e o que se vê são ruas cortadas, tubulões encostados, um aspecto de obra abandonada. Já efetuei reclamações junto à Sabesp, inclusive, pedindo um prazo oficial para que tudo seja finalizado”, diz a dona de casa que preferiu não se identificar.
A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Sabesp no Litoral Norte, que prontamente enviou uma resposta, por meio de nota oficial da empresa. De maneira geral, o comunicado alega que as obras de saneamento básico são complexas e seus andamentos dependentes das condições climáticas. Mesmo destacando tais detalhes, a Sabesp prometeu concluir os trabalhos no Bairro da Estufa II dentro de 30 dias.
“Das vias citadas pela moradora, algumas já tiveram os serviços concluídos com a recomposição asfáltica. Nas demais, os serviços estão em andamento e temos previsão de, em um prazo de 30 dias, concluir os serviços, bem como a recomposição do pavimento existente”, diz a nota da empresa, ressaltando o trabalho de fiscalização da Sabesp junto às empresas responsáveis pelas intervenções.
“A Sabesp informa que as obras de esgoto na cidade seguem um rigoroso critério de fiscalização por parte da empresa, inclusive com análise dos materiais utilizados no empreendimento. A Unidade de Atendimento está cumprindo todos os requisitos necessários para a execução do referido projeto. Infelizmente, na área de saneamento básico, as soluções não caminham com a velocidade que gostaríamos, pois envolvem a elaboração de obras complexas e de execução lenta. Além das dificuldades técnicas, os trabalhos podem ser afetados pela incidência das chuvas”, aponta o comunicado.
Ainda na resposta enviada pela Assessoria de Imprensa da Sabesp no Litoral Norte, a empresa destaca que a obra na Estufa II faz parte de um grande empreendimento, que deverá beneficiar mais de 10 mil pessoas na cidade no ano que vem. “Vale ressaltar que todo o empreendimento faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário Principal, que engloba os bairros Estufa I, Estufa II, Estufa III, Itaguá e Jardim Carolina, que vai beneficiar mais de 12 mil pessoas. O investimento somente nesta obra em Ubatuba é de R$ 17,7 milhões. A obra reduzirá o aporte de esgoto sem tratamento ao Rio Aracaú, além de mitigar os efeitos da poluição por esgoto nas praias do Perequê-Açú, Cruzeiro e Itaguá. O empreendimento, que teve início no final de 2010, tem previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2013”, completa a Sabesp em nota. 

Comentários